Título: Governo se mobiliza para desmentir denúncia
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 05/08/2005, O País, p. 9

Planalto, Itamaraty e embaixada negam que Marcos Valério tenha se apresentado em Portugal como representante do presidente

BRASÍLIA. O Palácio do Planalto montou uma operação triangular para reagir às denúncias de que o publicitário Marcos Valério se reuniu com dirigentes da Portugal Telecom apresentando-se como consultor do governo brasileiro. A reação envolveu o Planalto, o Itamaraty e o embaixador do Brasil em Portugal, Paes de Andrade.

Ontem, Paes de Andrade cobrou explicações do ex-ministro de Obras Públicas português António Mexia, que, segundo ele, negou que tivesse dito que Valério se apresentara a ele como consultor do governo.

À noite, o Planalto divulgou nota do embaixador Paes de Andrade: ¿Em nenhum momento o Marcos Valério se apresentou com qualquer título ou denominação que vinculasse direta ou indiretamente à Presidência da República do Brasil¿.

Na nota, Paes de Andrade disse que Mexia atendeu prontamente ao convite para comparecer à embaixada do Brasil para dar explicações. Mexia estava acompanhado do então chefe de gabinete no Ministério de Obras Públicas, Paulo Miraldo, que também esteve presente no encontro com Valério e o presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta e Costa.

Depois das explicações em Lisboa, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, esteve no Planalto dando os detalhes ao ministro Jaques Wagner (Coordenação Política). O encontro ocorreu no início da tarde e serviu para tranquilizar o Planalto. A nota de ontem foi a terceira do Planalto, em três dias, sobre o caso.

Na nota do Planalto, Paes de Andrade disse que o ex-ministro português explicou que a reunião com Valério e o empresário português durou cerca de dez minutos e foi ¿solicitada pelo presidente da Portugal Telecom¿. Segundo ele, Mexia ¿enfatizou não ter mantido contato anterior ou posterior com Marcos Valério¿.

Mexia diz que discutiu com Valério a economia do Brasil

Em Lisboa, também em nota, Mexia negou as declarações e disse que manifestou a Paes de Andrade ¿repúdio à tentativa de envolvimento do seu nome em questões de política interna do Brasil¿. E concluiu: ¿Nessa breve visita, de duração aproximada de 10 minutos, e ¿ pela sua natureza de cortesia ¿ foram abordados tópicos genéricos, como a evolução econômica do Brasil e a importância do investimento estrangeiro, onde Portugal e a Portugal Telecom têm um papel de destaque. Não o tendo visto antes, não o voltei a encontrar¿.

Ao longo do dia, Celso Amorim conversou com Paes de Andrade várias vezes. Lula também se mantinha informado pelo porta-voz André Singer, que o acompanhou na viagem ao Piauí e mantinha contato com o Planalto.

O departamento jurídico do Banco Rural informou que vai entrar na Justiça para tentar receber quase R$60 milhões que Marcos Valério e seus sócios devem ao banco.