Título: Jornal argentino compara Lula a Evita Perón
Autor: Efrém Ribeiro
Fonte: O Globo, 05/08/2005, O País, p. 10

`Clarín¿: adversários do presidente não têm raízes populares

BUENOS AIRES. Na tentativa de explicar a seus leitores a atual crise política brasileira, o jornal argentino ¿Clarín¿ comparou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um dos maiores mitos da Argentina: Evita Perón, a mulher do general Juan Domingo Perón que morreu em 1952, aos 33 anos. Numa reportagem publicada ontem, a correspondente do ¿Clarín¿ no Brasil, Eleonora Gosman, afirma que ¿o que se pode dizer é que, como ocorreu na Argentina há mais de meio século com Eva Perón, Lula representa a ascensão dos excluídos. Esse é um dado a ser levado em consideração, pois seus adversários não têm raízes populares¿.

Na visão da jornalista, o Brasil apresenta hoje um cenário que desconcerta: ¿Um presidente repudiado pelas elites paulistas. E esse mesmo presidente conta com dois apoios chaves: por um lado, os votos dos setores populares e médios; por outro, Lula acaba de receber o respaldo indiscutível da atual administração americana, através do secretário do Tesouro americano, John Snow¿.

O paralelismo com Evita explica-se, segundo Gosman, pela origem e pela principal base das duas figuras.

¿ Tanto Lula como Evita provêem da classe baixa e ambos enfrentaram enorme rejeição por parte das elites que não puderam absorver na Argentina, nem podem absorver hoje no Brasil, que eles tenham chegado ao poder ¿ afirmou Eleonora ao GLOBO. ¿ Observo hoje no Brasil um desprezo pela capacidade política de Lula, desprezo que se sustenta no fato de que ele não vem de uma universidade. Ele vem de baixo.

Nos anos de glória do peronismo, Evita, que antes de se casar com o então presidente Perón foi modelo e atriz, era duramente atacada pela aristocracia argentina. A diferença entre Lula e a mulher mais famosa da História argentina, observou Eleonora, é que hoje a Casa Branca parece estar do lado do presidente brasileiro. Já na época de Perón, o governo americano foi um dos principais inimigos do presidente argentino.