Título: JARBAS: LULA FEZ PRÁTICAS ELEITOREIRAS
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 05/08/2005, O País, p. 11

RECIFE. Um dia depois de participar de cerimônias com o presidente em Garanhuns, o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), acusou Lula de adotar práticas eleitoreiras durante atos de governo que deveriam ser meramente administrativos.

Jarbas disse que Lula está adotando uma estratégia equivocada para neutralizar os efeitos da maior crise política enfrentada pelo seu partido e por seu governo.

O governador, que chegou a ser vaiado dez vezes em Garanhuns, onde Lula falou para cerca de 8 mil pessoas, considerou natural o episódio e reconheceu que as vaias foram espontâneas.

¿ Acho que as vaias não foram orquestradas. Mas estabeleceu-se ali um ambiente eleitoral e o clima era hostil. Afinal eu era um estranho no ninho ¿ disse, referindo-se ao fato de não ser do partido do governo.

Ontem Jarbas criticou o presidente Lula:

¿ Os eventos de que o presidente participou transformaram Garanhuns em palanque eleitoral. O presidente está equivocado. Embora ele reconheça que é preciso punir os culpados, também antecipa a questão eleitoral.

Ele aconselhou:

¿ A crise deve ser observada, analisada e enfrentada por outros caminhos que não seja o eleitoreiro.