Título: MONTADORAS PRODUZIRAM MENOS EM JULHO
Autor: Fabiana Parajara
Fonte: O Globo, 05/08/2005, Economia, p. 25

Resultado do setor, no entanto, ainda é maior do em 2004

SÃO PAULO. Em julho, a indústria automotiva brasileira teve uma queda na produção, nas vendas no mercado interno e nas exportações em comparação com maio. Os dados apresentados ontem pela Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea), no entanto, mostram que os números ainda estão acima do patamar alcançado em 2004.

A produção de veículos, que foi de 202.383 unidades, recuou 6,3% em relação a junho, mas aumentou 7,8% se comparada a igual período de 2004. As vendas no mercado interno, que foram de 138.744, caíram 6,6% na comparação com junho e mantiveram alta de 3,7% em relação a igual mês do ano passado.

Para Anfavea, crise política não afetou setor

Apesar da queda, a Anfavea manteve a previsão de expansão de 5,4% na produção e de 4% nas vendas ao mercado interno. A desaceleração dos negócios do setor em julho já era esperada e não é vinculada à crise política, segundo o presidente da Anfavea, Rogélio Golfarb.

¿ É preciso esperar e continuar observando o que vai acontecer daqui para frente. Não se pode atribuir a desaceleração à crise política. O nível de confiança do consumidor se mantém em patamar alto e não houve volatilidade econômica ¿ afirmou.

Para Golfarb, a desaceleração pode ser explicada pelo juro alto, pela valorização do real e também pelo aumento de custos do setor. Devido às vendas menores, os estoques do setor subiram. A indústria tem estoque para 11 dias, contra 9 dias junho. Nas concessionárias, há estoque suficiente para 25 dias, contra 23 dias em junho.

Exportação de veículos caiu 7,8% em relação a junho

No acumulado do ano, a indústria automobilística produziu 1,4 milhão de unidades. A quantidade é 14,5% superior à produzida nos sete primeiros meses de 2004. As vendas no mercado interno, medidas pelo número de veículos zero quilômetro licenciados, somam 938.872 unidades de janeiro a julho, o que representa alta de 9,6% na comparação com igual período do ano anterior.

Pelo segundo mês seguido, o número de veículos exportados diminuiu. A queda em relação a junho foi de 7,8% em número de unidades exportadas (68.737). No caso do valor obtido, a queda foi de 6,6%. Depois do valor recorde de junho, que somou US$1 bilhão em vendas ao exterior, no mês passado, as vendas caíram para US$940 milhões. Em relação a julho de 2004, no entanto, o valor das exportações cresceu 25,8%.

A venda de veículos bicombustível neste ano, que foi de 381.168 unidades, já supera as vendas de todo o ano passado neste segmento, quando foram vendidos 328.379 veículos.