Título: DE VOLTA AOS BRAÇOS DO POVO
Autor:
Fonte: O Globo, 06/08/2005, O País, p. 10

Lula pára na porta do Torto e beija senhora de 92 anos

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parou ontem em frente à residência da Granja do Torto para cumprimentar Lydia Queiroz Silva Carvalho, de 92 anos, que carregava uma bandeira do Brasil. Foi a primeira vez em meses que Lula parou na entrada do Torto para conversar com populares, o que fez com muita freqüência no início de seu mandato.

Mas o presidente não desceu do carro oficial, limitando-se a conversar com Lydia sentado e com o cinto de segurança. Lula cumprimentou a senhora, que se disse sua fã, com um beijo. Lydia estava com a filha Ana Maria Carvalho, de 63 anos, que carregava uma bandeira da campanha de Lula em 2002.

A atitude de Lula mostra sua mudança de comportamento e a estratégia de se manter em contato direto com a população para tentar superar os desgastes da crise política. Lydia contou que mora no bairro de Perdizes, em São Paulo, e que estava em Brasília para visitar a filha. Ela disse que é fã do presidente desde que ele apareceu no cenário político e que falar com ele foi um presente de aniversário, comemorado no dia 1º. Perguntada sobre a crise, Lydia disse que era para denegrir o país:

- Se ele é estimado assim no mundo inteiro, no Brasil o brasileiro que não corresponder não merece ser brasileiro - disse.

Quando Lula parou, ela disse:

- Vim ver o senhor. O senhor está bem? Um abraço para o senhor e para sua mulher.

- Estou indo a São Paulo buscar minha mulher, que está lá - respondeu Lula.

Legenda da foto: LULA ABRE a porta do carro oficial para conversar com Lydia: a idosa carregava uma bandeira do Brasil