Título: TARSO IRÁ A PROTESTO DA UNE CONTRA A CORRUPÇÃO E A POLÍTICA ECONÔMICA
Autor: Ricardo Galhardo/Flávio Freire/Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 06/08/2005, O País, p. 11

Palocci mandou documento mas presidente do PT ainda não sabe se lerá

SÃO PAULO. O PT conduzido pelo ex-ministro Tarso Genro vai às ruas fazer oposição à política econômica do ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Tarso encampou a bandeira da distribuição de renda e decidiu ontem levar formalmente o partido ao protesto organizado pela União Nacional dos Estudantes para o próximo dia 16, em Brasília, contra a política econômica e a corrupção. Ontem, Tarso recebeu um texto de Palocci, mas decidiu analisá-lo antes de mostrá-lo hoje na reunião do Diretório Nacional.

- O PT estará presente. Se as forças populares não se mobilizarem, poderemos ter alianças espúrias neste momento de crise. Uma aliança da extrema-esquerda com a direita oligárquica - afirmou o ex-ministro.

Ele convidou Palocci para a reunião do Diretório Nacional, hoje. O ministro não vai e preferiu mandar o documento.

- Passei o texto ao secretário-geral para que verificasse como tratá-lo do ponto de vista político. Depois vamos refazer o convite, para que Palocci venha até o partido. O fato de ele mandar um documento já constitui um diálogo muito necessário para o partido - disse Tarso.

O presidente da UNE, Gustavo Petta, disse que o protesto servirá para pedir a apuração das denúncias de corrupção, a mudança da política econômica e a reforma política. Petta descarta a possibilidade de o ato repetir a ação dos caras-pintadas, que pediram o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello.

O secretário nacional de mobilização do PT, Francisco Campos, considerou importante a participação dos militantes petistas no protesto. O secretário nacional de Movimentos Populares, Jorge Almeida, também defendeu a presença do PT no ato.

www.oglobo.com.br/pais