Título: PETTA DEFENDE AUTONOMIA E PLANEJA MANIFESTAÇÃO
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 07/08/2005, O País, p. 17

Maior parte de recursos da UNE viria de emendas de parlamentares de vários partidos

BRASÍLIA. O presidente da UNE defende a independência da entidade e diz que os repasses são feitos desde o governo Fernando Henrique. Segundo Gustavo Petta, a maior parte dos recursos, R$772 mil, vem de emendas de 14 parlamentares de diferentes partidos ¿ incluindo o PSDB e o PMDB ¿ ao Orçamento. Ele argumenta ainda que em 2005 houve crescimento porque as emendas seriam de 2004 e foram suspensas pelo Ministério da Fazenda.

¿ O resto do dinheiro é de um apoio ao congresso da UNE em Goiânia que reuniu 15 mil estudantes de todo o país. O dinheiro foi gasto com a comida dos estudantes e a organização do Congresso ¿ disse Petta.

Segundo ele, o evento custou R$2 milhões e o resto do dinheiro saiu da Prefeitura de Goiânia e do governo de Goiás, comandado pelo tucano Marconi Perillo. Petta anunciou que os estudantes planejam fazer uma manifestação em Brasília dia 16:

¿ Estamos tomando uma posição. Uma das nossas grandes preocupações é que o processo não termine sem punir os envolvidos ¿ afirma o estudante, que organiza a manifestação pelo fim do financiamento privado das campanhas e para pressionar o governo a se aproximar do projeto que o elegeu.

Segundo ele, será a volta dos caras-pintadas contra a corrupção e pela reforma política.

CNPq diz que repasses são comuns

A assessoria de imprensa do CNPq informou sexta-feira que é comum a solicitação de apoio financeiro para congressos e seminários ser feita diretamente pelos presidentes das entidades e os repasses dos recursos serem feitos para a conta do presidente que fez o pedido, que é obrigado a prestar contas.