Título: UMA SUCESSÃO DE INFRAÇÕES EM QUATRO VIAGENS
Autor: Selma Schmidt
Fonte: O Globo, 07/08/2005, Rio, p. 21

Quatro viagens; muitos sustos. Em todos os percursos feitos por uma repórter do GLOBO no dia 28 de julho, infrações de trânsito foram cometidas pelos motoristas de duas Kombis e duas vans. Mesmo com placa vermelha e lataria pintada com listras verdes e brancas, a van placa LSU 9864, que faz a linha Copacabana-São Conrado, não está cadastrada na SMTU.

A saída da Kombi de placa KUT 1593 foi às 16h05m de um ponto clandestino no calçadão central da Avenida Borges de Medeiros, em frente à Rua Maria Angélica, na Lagoa, com destino à Central. A Kombi lota, com quatro passageiros apertados em bancos que cabem três, e o motorista segue em direção ao Túnel Rebouças.

¿ Vai rápido, seu Ailton ¿ diz uma das passageiras.

¿ Não corre, não. Quero chegar ¿ reage uma diarista.

O motorista ziguezagueia dentro do túnel e avança o único sinal vermelho que encontra pela frente, na esquina da Avenida Presidente Vargas com Rua de Santana. Dez minutos após a partida, chega ao ponto final, na Rua General Caldwell.

Na van com aparência de legalizada, um cobrador se pendura na janela próximo aos pontos de ônibus da orla de Copacabana, Ipanema e Leblon para gritar o itinerário:

¿ Vidigal! Rocinha!

Numa curva da Avenida Niemayer, de mão dupla, o motorista ultrapassa um ônibus. Mesmo diante do perigo, nenhum passageiro esboça reação.

Na Kombi placa LNF 8565, de Rio Bonito (Gávea-Riocentro), o barulho do motor incomoda. O carro velho não impede o motorista de cortar ônibus e carros. E para saltar no meio do caminho é preciso se espremer para alcançar a porta.

¿ Chego em casa com o corpo moído. O banco é duro ¿ reclama um pintor.

Na van placa LSA 0811 (Gávea-Taquara), que usa um alto-falante para anunciar o itinerário, mais problemas. Embora não licenciado, o veículo está em boas condições. Mas, como os demais, ignora as normas de trânsito e muda de faixa a cada momento na Avenida Ayrton Senna e na Estrada dos Bandeirantes para chegar mais rapidamente ao ponto final