Título: Desarticulado
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 08/08/2005, O Globo, p. 2

Na principal batalha política do momento, a que se trava na CPI dos Correios, o governo Lula está completamente desarticulado. Por lá quem manda é a oposição, apesar da maioria governista. Esta semana a oposição vai marcar um ponto se, de fato, enviar uma lista de 18 deputados para responderem a processo por quebra de decoro no Conselho de Ética e na Corregedoria da Câmara.

A iniciativa está de acordo com a estratégia da oposição, de isolar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, detonando a cúpula do PT e o comando dos partidos governistas. A disposição da oposição foi muito bem sintetizada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em seu artigo de ontem. Ele diz que a oposição tem que ir para cima do governo e cobrar pelos seus erros sem complacência. O tucano não esconde que reage à decisão do presidente Lula de disputar a reeleição e também ao alerta sobre os riscos da radicalização para a governabilidade - deste e de futuros governos - feito pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim.

Para os governistas, a tendência da oposição é radicalizar o discurso à medida que as investigações da CPI dos Correios não evoluam para uma ligação direta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O líder do PFL, Rodrigo Maia (RJ), concorda em que o escândalo não chegou ao presidente e por isso acredita que será preciso valorizar mais o negócio feito entre a Telemar e a Gamecorp, empresa da qual é sócio um dos filhos de Lula. Sobre os tucanos, que têm sido mais moderados, ele ironiza:

- O Fernando Henrique é bem-vindo à oposição.

O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), não viu no posicionamento do ex-presidente nenhuma mudança de atitude. Sua avaliação é que os tucanos, desde o início do escândalo, trabalham com a perspectiva do impeachment. Lembra que Fernando Henrique foi quem, no início da crise, declarou que o país caminhava para uma crise institucional.

- Não há mudança. O Fernando Henrique só quer uma oposição mais dura - resume Chinaglia.

Para o líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), Fernando Henrique não está propondo nenhuma guinada, mas apenas refletindo de acordo com a evolução dos acontecimentos. Ele reconhece que os tucanos querem mesmo colocar o presidente Lula no centro do furacão. Ironiza dizendo que o presidente está colaborando com a oposição.

- O Lula ajuda quando ataca as elites e diz que a oposição vai ter de engoli-lo - afirma Goldman.