Título: ENGENHEIRO CANADENSE É ASSASSINADO EM MACAÉ
Autor: Paulo Roberto Araújo
Fonte: O Globo, 08/08/2005, Rio, p. 13

Gerente de empresa que presta serviços à Petrobras foi morto com quatro tiros por ladrão que invadiu sua casa

O engenheiro canadense Richard Atkinson, de 54 anos, foi assassinado com quatro tiros na madrugada de ontem, em Macaé, por um assaltante que invadiu sua casa no Condomínio Green Park, o mais luxuoso da cidade, próximo à Praia dos Cavaleiros. Gerente de operações da empresa canadense Transocean, o engenheiro foi morto diante da mulher, a brasileira Adriana Furtado Gonçalves, de 24 anos, que está internada num hospital de Macaé em estado de choque.

Segundo Adriana, que se casou com Richard há oito anos, o assaltante, encapuzado, invadiu a casa por volta de 3h30m. Ela afirmou que foi forçada a amarrar o marido e que o assaltante, temendo uma reação, atirou quatro vezes quando o engenheiro se mexeu.

O bandido fugiu sem nada levar. Vizinhos ouviram os tiros e chamaram os dois porteiros do condomínio, que tem muros altos e fica num dos bairros mais seguros da cidade. O delegado de Macaé, Daniel Angusto Valença da Silva, ouviu os porteiros ontem à noite.

No Condomínio Green Park moram executivos de empresas estrangeiras que trabalham na Bacia de Campos. A Transocean presta serviços à Petrobras na perfuração de poços de petróleo. Uma das gigantes do ramo no mundo, a empresa opera no Brasil com oito plataformas de perfuração e uma, a S-6, de produção de petróleo.

Amigos do casal disseram que Richard se apaixonou pela brasileira, que morava no bairro Aeroporto, da periferia de Macaé, há oito anos. Depois de se casar com Adriana, ele a levou para conhecer o Canadá, onde o casal ficou mais de um mês.

O secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, disse que telefonou ontem à noite para o chefe da Polícia Civil, Álvaro Lins, pedindo a designação de uma equipe especial para investigar caso. Segundo o secretário, mais de cinco mil estrangeiros que trabalham na Bacia de Campos moram em Macaé e municípios vizinhos:

- É um caso isolado, mas o importante é que a polícia dê uma resposta rápida, identificando e prendendo o responsável pelo crime - disse o secretário.