Título: A fila começa a andar
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 10/08/2005, O País, p. 3

Severino envia ao Conselho de Ética pedido de abertura de processo contra Dirceu e mais três

Opresidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), recuou e enviou ao Conselho de Ética representação pedindo a abertura de processo contra o deputado José Dirceu (PT-SP), por quebra de decoro parlamentar. O presidente do conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), assina a instauração do processo contra o ex-ministro hoje, às 15h, horário no qual expira o prazo para o deputado renunciar ao mandato e preservar seus direitos políticos, podendo disputar nova eleição em 2006. Severino encaminhou ainda os processos contra o líder do PL, Sandro Mabel, Romeu Queiroz (PTB-MG) e Francisco Gonçalves (PTB-MG).

O PTB entrou com representação contra Sandro Mabel acusando-o de quebra de decoro por ter supostamente oferecido dinheiro para a deputada Rachel Teixeira (PSDB-GO) trocar sua legenda pelo PL. Rachel fez a acusação, mas Mabel nega. Gonçalves é alvo de ação do PTB por ter declarado, em uma entrevista, que viu na Câmara uma mala com dinheiro numa roda de deputados. Romeu Queiroz é acusado de quebra de decoro por ter recebido recursos de caixa dois das empresas do empresário Marcos Valério.

Durante reunião da bancada do PT com o novo presidente do partido, Tarso Genro, na Câmara, Dirceu reafirmou que não irá renunciar e que foi ele quem pediu a Severino, em um telefonema, que enviasse logo ao conselho o processo contra ele.

¿ Não renunciarei. Irei fazer a defesa total de minha honra. Irei até o fim em todas as instâncias ¿ disse José Dirceu aos petistas.

O processo contra José Dirceu foi encaminhado na semana passada pelo presidente do PTB, Flávio Martinez. Severino segurou o processo na presidência até que foi acusado por integrantes do Conselho de Ética de retardar o envio dos pedidos de abertura de processo e proteger o ex-chefe da Casa Civil.

Um parecer da Consultoria Legislativa da Câmara recomendou o processo contra Dirceu e concluiu que, mesmo na condição de ministro, ele não perdeu o status de deputado. Três deputados estão cotados para relatar o processo no conselho: Júlio Delgado (PSB-MG), Nelson Trad (PMDB-MS) e Benedito de Lira (PP-AL).

Izar e Severino batem boca

Nos últimos quatro dias, Izar e Severino bateram boca e trocaram farpas. Um acusou o outro de protelar os trabalhos do Conselho. Na manhã de ontem, o presidente da Câmara chegou a afirmar que Izar ¿jogava para a platéia¿. Durante a reunião do conselho, Izar respondeu:

¿ É injusta a acusação de que jogo para platéia. O que eu quero é que as coisas andem. Temos que dar satisfação à sociedade. É preciso ter ordem na casa ¿ disse Ricardo Izar.

Após a instauração do processo e a escolha do relator, passa-se a contar 90 dias até o julgamento do caso no Conselho de Ética e sua votação no plenário da Câmara. O acusado tem direito a indicar testemunhas. No processo contra Dirceu, o PTB acusa o ex-ministro de ser um dos responsáveis pela cooptação de parlamentares.

Ontem de manhã, antes da decisão de Severino, Sandro Mabel chegou a enviar ao presidente da Câmara carta pedindo que encaminhasse imediatamente seu processo ao conselho. Ele disse ter certeza que será absolvido e que não gostaria de ficar na fila de Severino, que havia estabelecido um cronograma de envio de processos.

¿- Quero ser o primeiro da lista se puder. Se o julgamento for justo, tenho certeza que nada comprometerá meu mandato. Essa polêmica está desgastando a minha imagem ¿ disse Sandro Mabel.

A notícia de que Severino decidiu não reter os pedidos de cassação chegou ao conselho no fim da reunião.

¿ Não sou de recuar. Quem tem idéia fixa é doido ¿ disse Severino.