Título: `PALMIERI TEM HORROR A JEFFERSON¿
Autor: Lydia Medeiros/Isabel Braga e Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 10/08/2005, O País, p. 9

Valério diz que ex-tesoureiro era pressionado por deputado para arrumar dinheiro

BRASÍLIA. Os ataques mais ferozes do empresário Marcos Valério de Souza tiveram como alvo o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Ele disse que Jefferson intimidava o ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri.

¿ Palmieri tem horror a Jefferson ¿ disse Valério.

Valério disse que fez viagens a Portugal para tratar de negócios com a Portugal Telecom, uma delas com Palmieri. E desmentiu diversas afirmações de Jefferson à CPI, inclusive a de que uma das viagens destinava-se a obter recursos para cobrir despesas de campanha do PTB e do PT.

Valério insistiu que Palmieri vivia sob constante pressão de Jefferson, que exigia dinheiro do ex-tesoureiro do PTB. Teria sido por essa razão que Palmieri foi com ele a Portugal, em janeiro. Palmieri teria dito a Valério que Jefferson queria que ele buscasse dinheiro no Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), com o genro do deputado.

Segundo Valério, a viagem com Palmieri foi a quarta dele a Portugal. Antes da primeira, ele teria pedido ao ex-controlador do Banco Econômico Ângelo Calmon de Sá que o apresentasse aos executivos da Portugal Telecom. Seu interesse era manter as contas da Telemig Celular, que seria comprada pela firma portuguesa. Valério disse que esteve com Miguel Horta e Costa, presidente da Portugal Telecom, que o apresentou ao ex-ministro de Obras Públicas Antonio Mexia. Calmon de Sá, negou ontem ter apresentado Valério aos executivos da Portugal Telecom.

Valério também contestou os R$4 milhões que Jefferson disse ter recebido do PT para custear a campanha de 2004. Segundo Valério, foram repassados ao PTB R$2,4 milhões.