Título: SÓCIO DA GUARANHUNS É INDICIADO POR LAVAGEM
Autor:
Fonte: O Globo, 10/08/2005, O País, p. 11

Batista também vai responder por sonegação; presidente do PL também será ouvido pela PF

BRASÍLIA. O delegado Luís Flávio Zampronha, da Polícia Federal, indiciou ontem José Carlos Batista, um dos sócios da Guaranhuns Empreendimentos, por lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e crime contra o sistema financeiro. O empresário foi indiciado depois de se recusar a responder às perguntas do delegado sobre as movimentações financeiras da empresa. A Guaranhus é suspeita de fazer várias remessas ao exterior, algumas para as Ilhas Cayman.

Batista é o terceiro investigado a ser indiciado no inquérito que apura o mensalão. Com base num hábeas-corpus da Justiça Federal, Batista se recusou a responder todas as perguntas da PF. Zampronha decidiu indiciá-lo.

A PF também vai chamar o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, para esclarecer as transações da Guaranhus. Marcos Valério vinculou a Garanhuns a Valdemar e ao ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas. Lamas negou qualquer envolvimento com a Guaranhus. Agora a PF quer fazer uma acareação entre Valério e Lamas.

A CPI dos Correios descobriu uma conta de um banco estadual brasileiro em Cayman por onde passaram mais de US$1 bilhão desde 1997. Pelas informações da CPI, os recursos eram enviados para uma off-shore no Uruguai e, de lá, seguiam para uma conta bancária nas Ilhas Cayman. A comissão vai aprofundar as investigações para saber se beneficiários de repasses de recursos do empresário Marcos Valério entre os usuários do esquema de remessas para as Ilhas Cayman, um dos mais famosos paraísos fiscais.

As informações sobre a conta bilionária do banco estatal em Cayman fazem parte do banco de dados da CPI do Banestado.