Título: LULA PROMETE PUNIR CULPADOS `DOA A QUEM DOER¿
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 10/08/2005, O País, p. 13

Em carta à CNBB, presidente diz que apuração irá até o fim

INDAIATUBA (SP). Em carta aos religiosos reunidos na 43ª Assembléia Geral da CNBB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu apuração das denúncias de pagamento de mensalão e punição "doa a quem doer". Na carta dirigida aos bispos, e lida ontem pelo presidente da CNBB, dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo de Salvador, durante a solenidade de abertura da Assembléia Geral da entidade, Lula diz ainda ter "plena noção da gravidade" da crise política que atinge o país e como ela precisa ser superada.

"Reafirmo que minha determinação tem sido no sentido de que todos os erros e desvios devam ser apurados e punidos, doa a quem doer. Naquilo que é papel e função do poder Executivo, todo o rigor de combate a qualquer tipo de corrupção, deverá ter continuidade", afirmou o presidente na carta lida ao plenário.

Lula manifesta esperança de desfecho rápido

O presidente manifestou ainda sua determinação e esperança de que a crise tenha desfecho breve, maduro e conseqüente. "Tenho sinceramente a esperança de que este seja um processo purificador para a vida política do país e para a afirmação dos princípios democráticos e dos valores republicanos. Tenho consciência de que não podemos frustrar as expectativas de nossa gente, particularmente dos mais pobres."

Lula ainda responde, na carta dirigida aos bispos, às críticas da oposição, de que já começou a campanha eleitoral e de que seu governo está parado. "Tenho envidado todos os esforços para que a crise política não paralise nosso governo e nosso país. O que tem sido interpretado, muitas vezes maldosamente, como antecipação de campanha eleitoral, é justamente um empenho do governo para sinalizar à sociedade brasileira que o país continua crescendo e que deve continuar a se desenvolver de forma sustentável. Nesta perspectiva, continuarei a andar pelo país, animando nossa gente, e celebrando como vitória do povo as muitas ações do governo, que tendo sido planejadas e cultivadas, agora começam a render os frutos almejados."