Título: SENADO FAZ SESSÃO SOLENE PELOS 80 ANOS DO GLOBO
Autor:
Fonte: O Globo, 10/08/2005, O País, p. 15

Nos discursos, parlamentares de diversos partidos destacam importância do jornal na História contemporânea do Brasil

BRASÍLIA.O Senado realizou ontem sessão solene em homenagem aos 80 anos de fundação do GLOBO. Durante uma hora, o plenário da Casa ficou mobilizado para lembrar a história do jornal que, conforme o depoimento dos parlamentares, confunde-se com a História contemporânea do Brasil. A homenagem foi aberta com um discurso do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que exaltou a biografia de Roberto Marinho.

¿ Roberto Marinho partiu com a consciência de ter posto o Brasil nos trilhos da modernidade. Ele criou um modelo de homem público da esfera privada ¿ ressaltou o presidente do Senado.

Tucano lembra apoio ao samba

O senador Sérgio Cabral Filho (PMDB-RJ) fez um discurso elogiando a cobertura de caráter nacional e internacional do jornal, sem deixar de lado as notícias locais do Rio de Janeiro. O parlamentar lembrou que o GLOBO sempre incentivou as manifestações culturais do Rio, como os desfiles das escolas de samba cariocas, um aspecto cultural relevante da cidade.

¿ Sendo universal, o GLOBO nunca deixou de ser local ¿ disse Cabral Filho.

Já o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou que o GLOBO é uma referência da liberdade de imprensa no Brasil. Ele disse que o jornal manteve a impessoalidade em toda a sua existência, seja em governos democráticos ou ditatoriais.

¿ Estamos aqui prestando uma homenagem àquilo que já é uma instituição nossa, dos brasileiros, que simboliza democracia e honestidade. As organizações que nascem calcadas nos princípios do profissionalismo e do caráter são instituições que ficam ¿ afirmou o senador tucano.

Resistência às adversidades

O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), destacou que O GLOBO ¿resistiu a todas as diversidades sociais, políticas e econômicas¿:

¿ Esta instituição teve papel essencial na formação do país. A equipe atual do GLOBO é indispensável na construção diária do Parlamento ¿ disse Mercadante.

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que enfatizou ter compartilhado da amizade de Roberto Marinho, traçou um perfil da História contemporânea brasileira. Ele considerou exemplar a cobertura do jornal ao longo das últimas oito décadas:

¿ Sem dúvida, o GLOBO é um farol na imprensa brasileira e algo fundamental na vida do Rio de Janeiro. O profissionalismo do GLOBO tem sido a meta principal desse jornal.

O senador Fernando Bezerra (PTB-RN), por sua vez, elogiou a cobertura do jornal em relação à crise no governo.

Além dos senadores, estiveram presentes à solenidade José Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Edson Vidigal; e o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general Max Hoertel. José Roberto afirmou ter ficado emocionado com as palavras dos parlamentares.

¿ Foi uma sessão emocionante. Recebi a homenagem com grande satisfação ¿ disse José Roberto Marinho.