Título: SEM CONSENSO NA ALERJ
Autor: Carla Rocha e Daniel Engelbrecht
Fonte: O Globo, 10/08/2005, Rio, p. 18

Deputados têm propostas diferentes

Assim como no Judiciário, o Legislativo também não chega a um consenso quando o assunto é cão feroz. O deputado Edino Fonseca (PSC) resolveu comprar a briga dos donos dos cachorros. Depois de cinco horas de audiência com criadores de pitbulls, ele saiu convencido de que não há motivo para se propor a extinção da raça e acha que proibir o banho de sol é uma injustiça.

¿ Sem querer ofender ninguém, estão querendo fazer com os cães o que Hitler fez com os judeus ¿ afirmou o deputado, que já comprou uma briga feia com as organizações de defesa dos homossexuais ao propor um projeto de ajuda psicológica para gays interessados a voltarem a ser heterossexuais.

Autor do projeto que deu origem à lei, embora o texto original não falasse em restrição de horários, o deputado Carlos Minc (PT) já apresentou proposta flexibilizando esse ponto.

A Secretaria de Segurança deveria ter regulamentado até o dia 5 o decreto da governadora Rosinha Garotinho estabelecendo, entre outras coisas, quais seriam os órgãos responsáveis pela apreensão e guarda dos animais e como os donos deveriam proceder para levar os animais a veterinários e petshops. O processo, no entanto, está atrasado porque precisa ser apreciado por outros órgãos do governo.