Título: FGV: ÍNDICE RECUOU NO INÍCIO DE AGOSTO
Autor: Cássia Almeida
Fonte: O Globo, 10/08/2005, Economia, p. 26

IPC-S cedeu em 5 das 7 maiores capitais. Em SP, houve deflação

A inflação para o consumidor diminuiu na primeira semana de agosto, em cinco das sete principais capitais brasileiras, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S). A taxa, apurada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mede a inflação mensal acumulada a cada semana. No Rio e em São Paulo, os índices foram de 0,08% e -0,04%, respectivamente, contra 0,13% e 0,01% na semana anterior.

Segundo o economista André Braz, coordenador do IPC da FGV, o principal motivo da desaceleração do índice no Rio foi a queda nos preços do vestuário (-0,74%) e a relativa estabilização dos demais itens que compõem a pesquisa, como transportes.

¿ E o item alimentação manteve-se quase estável, em deflação, o que ajudou a manter a inflação num patamar baixo ¿ disse o coordenador. ¿ O panorama é favorável, já que o aumento dos alimentos no atacado ainda não foi repassado para o varejo.

Braz não acredita que possíveis aumentos da gasolina tenham um impacto profundo na inflação ao consumidor. Naturalmente, acrescentou, haveria um efeito pontual, no mês do reajuste. Isso, no entanto, não levaria ao descontrole generalizado de preços:

¿ Acredito que a inflação voltaria ao patamar normal nos meses seguintes.

As capitais que apresentaram avanço na inflação na primeira semana de agosto foram Porto Alegre e Brasília. Nessas cidades, o IPC-S foi de 0,19% e 0,29%, respectivamente, contra 0,04% e 0,14%, no período anterior. (Carlos Vasconcellos)