Título: Processo contra Dirceu abre guerra entre Severino e Izar
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 09/08/2005, O País, p. 5

Presidente da Câmara põe cassação de petista no fim da fila

BRASÍLIA. O adiamento da abertura do processo de cassação do deputado José Dirceu (PT-SP), provocou uma guerra entre o presidente Severino Cavalcanti (PP-PE) e o presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP). Por decisão de Severino, as representações do PTB que pedem a abertura de processo por quebra de decoro contra os deputados Dirceu e Sandro Mabel (PL-GO) serão as últimas das oito que aguardam na fila a serem analisadas pelo Conselho de Ética. Isso significa que os dois terão mais prazo para optar pela renúncia e evitar, no caso de um processo de cassação do mandato, a perda dos direitos políticos por oito anos. Para se defender de insinuações de engavetamento do caso, o presidente da Câmara culpou Izar de ter demorado dois dias para enviar as representações à Mesa.

Severino enviou ontem ao Conselho apenas as representações apresentadas pelo PL contra quatro deputados do PTB: Sandro Matos (RJ), Neuton Lima (SP), Alex Canziani (PR) e Joaquim Francisco (PE). Novas representações, inclusive a de Dirceu, só serão enviadas ao conselho depois que o processo contra Roberto Jefferson (PTB-RJ) e esse outros quatro enviados ontem chegarem para apreciação no plenário da Câmara.

Ele justificou que apenas cumpre a ordem cronológica de chegada das representação na Presidência. Apesar de terem sido feitas no dia 2 de agosto ¿ e as do PL contra o PTB no dia 3 de agosto, já na Mesa ¿ as representações contra Mabel e Dirceu foram protocoladas na Mesa dia 4.

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, rejeitou a acusação de que está engavetando o processo contra Dirceu e Mabel e responsabilizou o presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP) pelo fato.

Severino atribuiu a Izar la demora de dois dias para remeter à presidência as representações do PTB. Com isso, elas foram para o final da fila cronológica.

¿ Eu não fico com nada engavetado, mas não tomo decisões precipitadas. Estou remetendo as quatro representações e espero que o deputado Izar, com aquela ansiedade que está, dê andamento em uma semana ou dez dias, para que eu possa remeter as outras quatro (da fila) ¿ disse Severino, referindo-se às de outros dois deputados mineiros do PTB (Francisco Gonçalves e Romeu Queiroz), além de Dirceu e Mabel.

Na fila encontra-se ainda uma outra representação, feita pelo PL contra o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) que será aditada ao processo que já está há 62 dias no conselho. Severino divulgou nota oficial na qual rebate acusações feitas à sua conduta diante das representações contra Dirceu e Mabel. Izar reagiu, por meio de sua assessoria, e disse que a nota de Severino é injusta com o conselho.