Título: Lula: `Vou viajar muito daqui para a frente¿
Autor: Cristiane Jungblut e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 09/08/2005, O País, p. 8

Presidente desafia críticas de oposicionistas e diz que continuará com as inaugurações porque está na hora da colheita

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou ontem o programa quinzenal de rádio, ¿Café com o presidente¿, para falar da crise política e se defender das críticas de adversários de que está em campanha eleitoral, percorrendo o país para inaugurar obras e lançar programas de governo.

Lula voltou a dizer que as investigações não podem paralisar o governo nem o Congresso, onde estão projetos como a Lei Geral da Micro, Pequena e Média Empresas, o Fundeb (fundo para a educação básica) e a reforma política, que precisam ser votados.

Lula disse ainda que vai manter o ritmo de viagens pelo país e as inaugurações:

¿ Isso causa um certo nervosismo em alguns adversários meus, dizendo que eu estou fazendo campanha. Ora, meu Deus do céu! Agora que eu estou viajando para inaugurar as coisas eles acham ruim? Eu vou continuar viajando, vou viajar muito daqui para a frente. Vou inaugurar todas as obras que começamos, seja estrada, seja ponte, seja viaduto, seja hidrelétrica, seja linha de transmissão, sejam fábricas novas. Por quê? Porque as coisas estão acontecendo e trabalhamos para isso.

Lula esteve ontem em Belo Horizonte e amanhã irá a Palmas, Peixe e Gurupi, no Tocantins. Na agenda, há sempre encontros com a população local. Na semana passada, Lula esteve em Pernambuco e Piauí, onde inaugurou obras, lançou programas, comparou-se a Getúlio Vargas e chorou ao falar da mãe. O presidente disse que tem orientado os ministros a divulgar as obras que serão inauguradas em cada setor do governo. E essa será a mensagem que passará na reunião ministerial, no fim da semana.

¿ Temos estradas para inaugurar. Vamos trabalhar fortemente para inaugurar, porque este é o momento da colheita. Fizemos sacrifício em 2003, plantamos em 2004 e temos que colher em 2005. Tem muita coisa acontecendo no Brasil e vamos continuar trabalhando.

Visita a obras e contato com povo dois dias por semana

O presidente está orientando sua equipe a destinar dois dias por semana para contatos diretos com o povo e visita a obras. A estratégia da ¿blindagem popular¿ está sendo aplicada há pelo menos três semanas, e a ordem é tentar manter o cronograma. O Planalto tem escolhido capitais e cidades do interior, onde Lula se aproxima mais das pessoas para cumprimentá-las.

Na semana passada, a dobradinha aconteceu nos dias 3 e 4, em Garanhus (PE) e Teresina (PI) num dia e Floriano e Eliseu Martins, ambas no Piauí, no outro. Antes, nos dias 27 e 28 de julho, Lula visitou, no Rio Grande do Sul, Bagé e Porto Alegre num dia e Canoas e Osório (RS) no dia seguinte. Na próxima semana, está prevista uma viagem na sexta-feira.

Nesta semana, Lula fará uma reunião ministerial para discutir a crise política. O encontro ¿ previsto para durar dois dias ¿ foi reduzido para um: deverá ser das 9h às 19h do próximo dia 12. Segundo assessores, é para ¿discutir a conjuntura e entrosar a equipe¿.

Presidente diz que não pode intervir na crise

Lula afirmou que, se dependesse dele, encurtaria a crise, mas disse que isso depende do Congresso e das instâncias que apuram as denúncias. Ele voltou a defender a punição dos responsáveis pelo escândalo de corrupção:

¿ Se eu tivesse como encurtar isso, eu encurtaria. Agora, eu não tenho. O governo não pode fazer nada a não ser esperar o rito normal. Depois que tudo isso estiver apurado, os processos vão ser feitos e vão para a Justiça, e a Justiça vai cumprir com sua parte. Todos nascemos para ser honestos, para ser éticos, para ser dignos. Se alguém falhou com isso, esse alguém tem pagar. Eu digo todo dia: independentemente de quem seja, tem que pagar.