Título: Paulo Hartung propõe ajuda de governadores
Autor: Rodrigo França Taves
Fonte: O Globo, 09/08/2005, O País, p. 8

`O agravamento da crise pode provocar uma divisão grave entre elites e povo¿, afirma ele

PEDRA AZUL (ES). O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, disse que um grupo de governadores poderá ajudar a encontrar uma solução para a crise política, se for chamado ao diálogo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para Hartung, a crise do valerioduto é gravíssima e poderá durar de 15 a 20 anos se Lula vier a deixar o cargo antes do fim de seu mandato, em dezembro de 2006.

Para tentar uma saída, Hartung propôs que Lula abra diálogo com entidades como OAB, CNBB, Associação Nacional de Jornais (ANJ) e associações empresariais. Ele acredita que governadores como os peemedebistas Germano Rigotto (RS), Jarbas Vasconcelos (PE), o tucano Aécio Neves (MG), o petista Jorge Viana (AC) e Eduardo Braga (PPS), do Amazonas, estão dispostos a ajudar.

Hartung lamentou, porém, que Lula ainda não tenha dado qualquer sinal de que pretende iniciar a negociação de saídas para a crise:

¿ O presidente está respondendo à crise de forma absolutamente errada com esses discursos contra as elites. O agravamento da crise pode provocar uma divisão grave entre elites e povo, numa crise que se prolongaria por 15, 20 anos. Haveria um grave vazio institucional.

Para Hartung, o Brasil não chegará a uma situação conturbada como a da Venezuela de Hugo Chávez, porque tem instituições consolidadas. Mas não seria um processo sem traumas como o do impeachment de Fernando Collor, em 1992.

¿ Collor não tinha base política alguma. Deixou o poder e não houve problemas. Lula é um líder popular muito importante, tem uma sólida base nos movimentos sociais. Seria uma crise política muito grave. Não podemos deixar que a economia do país seja prejudicada, principalmente num momento internacional favorável como esse ¿ avaliou Hartung.

Hartung já conversou com Lula três vezes

Ele acrescentou que conversou com o presidente três vezes depois do início da crise. Hartung acredita que o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, está certo ao iniciar conversas sobre uma solução negociada para a crise mas, por sua função de presidente de um eventual processo de impeachment, não pode avançar mais no assunto.

¿ A solução não pode ser essa história de fazer o Lula se comprometer a desistir da reeleição. Mas tem de ser algo que faça o país caminhar até a eleição de 2006 e seja resolvido na eleição, pelo voto popular.