Título: PETROBRAS ADMITE REAJUSTE NO PREÇO DA GASOLINA
Autor:
Fonte: O Globo, 09/08/2005, Economia, p. 23

Se cotação internacional não cair, combustível aumentará. Defasagem já é de 30%, diz ANP

O presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, admitiu ontem elevar os preços dos combustíveis no Brasil se a cotação do petróleo se mantiver no atual nível de preços. Ele acredita, no entanto, em queda do preço da commodity.

¿ Se você estabilizar os preços nesse nível (perto de US$64), teremos que fazer algum ajuste ¿ disse Gabrielli à agência Reuters. ¿ Mas ninguém garante que os preços vão permanecer nesse nível.

O executivo evitou dar estimativas, mas a Agência Nacional do Petróleo (ANP) calculou recentemente que haveria necessidade de reajuste de 30% no preço da gasolina e de 20% no valor do diesel para equiparar os preços da Petrobras ao patamar internacional.

Gabrielli afirmou que os preços atuais da commodity preocupam, mas enumerou razões para acreditar na queda:

¿ Temos o fim do verão americano, um processo de aumento de produção acelerado, uma certa estabilização geopolítica na região do Oriente Médio, que podem vir a criar uma situação de declínio de preços.

Mas foi o temor de que militantes possam atacar a Arábia Saudita que levou ao novo recorde do petróleo. A defasagem de preço dos combustíveis tem prejudicado as refinarias privadas no Brasil, como a de Manguinhos. Gabrielli disse que negocia uma solução, mas que é improvável o arrendamento da refinaria, e propõe ajudar as exportações da unidade.

Ontem, a Petrobras Energía, filial da estatal na Argentina, divulgou que seu lucro cresceu 7.620% no primeiro semestre, para 386 milhões de pesos. O resultado é atribuído sobretudo aos elevados preços do petróleo.