Título: SETOR AÉREO TEM MAIOR CRESCIMENTO EM 5 ANOS
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 09/08/2005, Economia, p. 23

Número de passageiros transportados em vôos domésticos cresceu 26% em julho. Varig voltou ao segundo lugar

Nos últimos cinco anos, nunca houve um aumento tão grande nas viagens de avião dentro do país como no mês passado. O movimento de passageiros em vôos domésticos cresceu 26% sobre julho de 2004, segundo dados do Departamento de Aviação Civil (DAC) divulgados pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). Foram transportados 3,4 milhões de passageiros.

Em julho, a Varig também conseguiu retomar da Gol o segundo lugar no mercado doméstico, mesmo que por uma diferença pequena: 26,46% contra 26,42%, ou apenas 1.324 passageiros. Segundo o especialista Marcelo Ribeiro, da consultoria Pentágono, isso ocorreu por causa da disputa entre a TAM e a Gol por passageiros. A TAM ficou com 44,6% do mercado.

A média da ocupação dos aviões do setor em julho foi de 78%. Os aviões da Gol tiveram ocupação de 80%; os da TAM, de 79%; e os da Varig, de 77%.

Para Ribeiro, o bom desempenho do setor em julho está ligado diretamente ao crescimento da economia, ao qual está fortemente relacionado.

¿ Esse crescimento também se deve à entrada em operação de novas empresas, como a WebJet em rotas regulares, que forçaram a redução das tarifas, estimulando a migração de passageiros de ônibus(para os aviões) ¿ destacou Ribeiro.

A WebJet, que começou a operar em 12 de julho, deflagrou uma verdadeira batalha pela preferência dos viajantes, em pleno mês de férias, e conseguiu fechar o mês com 0,38% do mercado.

O Snea ressaltou ainda o aumento da oferta e a expansão da frota. O resultado também foi positivo no acumulado de janeiro a julho: 16% mais passageiros que no mesmo período de 2004. Nas linhas internacionais o tráfego cresceu 7,6% em julho e 11,8% no acumulado do ano.

COLABOROU Cristina Massari, do Globo Online

www.oglobo.com.br/boaviagemonline