Título: Valerioduto pagou festas com prostitutas
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 09/08/2005, O País, p. 10

BRASÍLIA. O empresário Ricardo Machado, um dos ex-sócios da Multi-Action, confirmou ontem, em depoimento na Polícia Federal, que ajudou a promover duas festas com garotas de programa para convidados do empresário mineiro Marcos Valério de Souza, em setembro de 2003, no hotel Gran Bittar, em Brasília. Entre os participantes estariam beneficiários de repasses de empresas de Valério. Só para custear bebidas e comidas, os organizadores da festa tiveram de desembolsar R$18 mil.

A PF está agora tentando identificar os parlamentares e executivos que podem ter ido às festas e quais eram os motivos para a gastança. Os investigadores suspeitam que as festas tenham sido uma retribuição de Valério aos amigos que o ajudavam em seus negócios.

¿ Não nos interessa saber quem fez sexo com quem. Precisamos saber se esta festa foi um agrado a alguém que tenha beneficiado Valério ¿ diz o responsável pela investigação.

Machado disse à PF que organizou as duas festas, uma delas com seis acompanhantes, a pedido de Valério. Contou ainda que fez até um teste de qualidade num jantar prévio com as mulheres selecionadas por Jeane Mary Corner, conhecida cafetina de Brasília. O empresário acrescentou que a palavra final sobre a contratação das prostitutas teria ocorrido numa negociação entre Valério e Jeane.

Machado reservou dois andares do Gran Bittar para a festa. Um ficou para o coquetel. No outro, estavam os quartos aos quais os hóspedes tinham livre acesso. A primeira festa foi um sucesso. Mas a segunda, segundo Machado, fracassou. Na PF, ele contou que seria uma surpresa para o ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira. O petista, porém, soube do que se tratava e não apareceu.

Machado disse ainda que as despesas foram pagas pelas agências de Valério DNA e SMP&B. A PF vai intimar Jeane. Numa entrevista à revista ¿IstoÉ Dinheiro¿, a ex-secretária de Valério Fernanda Karina Somaggio disse que ele promovia festas com mulheres e executivos do Banco do Brasil, em Brasília.

À noite, Valério divulgou nota dizendo que não participou e nem promoveu festas com garotas de programa. "O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza repudia as declarações do senhor Ricardo Machado de que tenha colaborado ou financiado a realização de festas para políticos com a participação de garotas de programa. Marcos Valério afirma que já se hospedou no Hotel Gran Bittar, em viagem a trabalho. Mas, ele enfatiza que nunca esteve em festas, não conhece e nunca viu a senhora Jeane, tida como agenciadora de prostitutas", diz a nota.

Hoje, a PF voltará a interrogar Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do PL. Também deverá ser ouvido Charles Santos Dias, que teria feito saques expressivos em nome do deputado Paulo Rocha (PT-PR).