Título: MAIS UMA AMEAÇA NA FAIXA DE GAZA
Autor: Carla Rocha, Leslie Leitão e Maria Elisa Alves
Fonte: O Globo, 09/08/2005, Rio, p. 14

Uma das mais tradicionais empresas de petróleo do país, no momento sob a ameaça de fechar as portas, a Refinaria de Manguinhos teve ontem um dia de digno das turbulências por que passa: quatro traficantes foram mortos pela PM dentro do complexo industrial. O desfecho da operação policial não surpreendeu funcionários, já que invasões e tiroteios se tornaram constantes na empresa e em seu entorno. A refinaria fica numa área da cidade batizada de Faixa de Gaza, devido à grande violência.

O confronto aconteceu no início da tarde, quando 11 policiais do 22º BPM (Maré) entraram na Favela de Manguinhos, colada à refinaria, para ¿estourar¿ um paiol de armas e drogas. Segundo os policiais, os bandidos foram baleados num matagal dentro da refinaria. Todos aparentavam ter entre 16 e 18 anos e teriam sido socorridos no Hospital Geral de Bonsucesso, onde morreram. Com o grupo foram apreendidas duas bombas de fabricação artesanal, uma pistola 765, um revólver calibre 38, duas facas e um radiotransmissor. A polícia encontrou ainda 150 trouxinhas de maconha e 120 sacolés de cocaína, que estavam lacrados com um papel e tinham o carimbo ¿Fome Zero¿.

A refinaria ameaça fechar as portas devido aos prejuízos que tem com a alta dos preços internacionais do petróleo. Controlada pelos grupos Peixoto de Castro e Repsol, a empresa alega prejuízos de R$5 milhões mensais porque não pode repassar o custo para os preços de seus combustíveis. Por causa do problema, ela interrompeu na última quinta-feira as operações de refino e fez um acordo com o sindicato da categoria para manter os 500 funcionários até o dia 19.

Bandidos estariam ocupando o lugar

Titular da 21ª DP (Bonsucesso), onde o caso de ontem foi registrado, o delegado Jader Amaral disse que a área da refinaria poderia estar sendo usada pela quadrilha como local de mistura e embalagem de drogas. No matagal dentro da empresa, os PMs encontraram pedaços de papelão, o que indica que alguns bandidos estavam, inclusive, dormindo no lugar.

¿ Como a polícia está fazendo uma forte repressão nas favelas, os bandidos estão endolando (embalando a droga) em algum lugar fora ¿ afirmou o delegado.

No acesso da Rua Leopoldo Bulhões, por onde entraram, os policiais foram recebidos com tiros de fuzil.

¿ Um grupo de 10 a 15 traficantes correu para a mata que fica dentro da refinaria. Nós trocamos tiros e fomos avançando. Quando entramos na mata, nos deparamos com quatro pessoas caídas ¿ contou um dos PMs.

A Polícia Civil vai investigar se houve outras vítimas. De acordo com moradores da Favela do Arará, quatro pessoas estariam desaparecidas.

Pela manhã, na mesma Leopoldo Bulhões, PMs prenderam Leandro Araújo da Silva, de 20 anos, apontado como um dos ¿gerentes¿ do tráfico da Favela da Varginha. Na casa dele, foram encontradas munição de pistola e 36 trouxinhas de maconha.