Título: LIBERDADE DE IMPRENSA MELHORA NO BRASIL, DIZ ONG
Autor:
Fonte: O Globo, 27/10/2004, O País, p. 11

País aparece em 66º lugar no ranking da Repórteres sem Fronteira

LONDRES. A organização Repórteres Sem Fronteira divulgou ontem um ranking no qual o Brasil aparece no 66º lugar em liberdade de imprensa. No relatório anterior, o país estava em 71º lugar, o que significa que melhorou e passou à frente de cinco países. Com esse resultado, o Brasil continua muito atrás do Chile, que está na 42ªposição, do Uruguai (45ª) e do Paraguai (47ª), mas está melhor que a Argentina, que caiu da 67ª posição para a 79ª.

Os países com mais problemas no que se refere à liberdade de imprensa, segundo o ranking, são os do Oriente Médio e do Leste Asiático. Na América Latina, os maiores problemas verificam-se em Cuba, que ocupa a penúltima colocação. O ranking vale para o período 2003-2004.

Estados Unidos estão na 22ª posição, junto com a Bélgica

Os países mais bem classificados no ranking são Dinamarca, Finlândia, Islândia, Irlanda, Holanda, Noruega, Eslováquia e Suíça. Os Estados Unidos estão na 22ª posição, ao lado da Bélgica.

¿ O Brasil é um país enorme e há algumas regiões problemáticas. No ano passado, dois jornalistas foram mortos ¿ disse Jean-François Julliard, coordenador para as Américas dos Repórteres Sem Fronteira, em entrevista à BBC Brasil.

O levantamento foi elaborado a partir de questionários enviados pelos RSF aos seus associados, correspondentes, pesquisadores, juristas e ativistas em 167 países. Países pequenos e pobres como o Timor Leste (57ª), El Salvador (28ª), Costa Rica (35ª) e Cabo Verde (38ª) conseguiram boas colocações no ranking. No último lugar está a Coréia do Norte (167ª posição), antecedido por Cuba, Burma, Turcomenistão, Eritréia e China.