Título: PIMENTA CONSULTOU EX-MINISTRO ANTES
Autor: Lydia Medeiros/Adriana Vasconcelos/Gerson Camarott
Fonte: O Globo, 11/08/2005, O País, p. 3

Objetivo seria tentar tirar o PT do foco principal da crise

BRASÍLIA. A estratégia do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), vice-presidente da CPI do Mensalão, de vazar uma lista apócrifa com nomes de políticos mineiros - a maior parte deles do PSDB e do PFL - que teriam recebido dinheiro de Marcos Valério na campanha de 1998 foi articulada pelo deputado José Dirceu (PT-SP), ex-chefe da Casa Civil. No início da manhã de ontem, Pimenta informou a Dirceu sobre o conteúdo da lista e perguntou o que deveria fazer. Pimenta alertou o ex-ministro que a lista não tinha comprovantes de depósito como a oficial entregue à CPI. Segundo dois deputados petistas ouvidos pelo GLOBO, Dirceu optou pela divulgação da lista.

Dirceu avaliou que seria uma boa oportunidade para que ele e o PT saíssem da berlinda. O ex-chefe da Casa Civil concluiu que uma lista com nomes importantes do PSDB poria outros personagens na crise política. Dirceu avaliou ainda que, a esta altura, novas denúncias envolvendo a oposição poderiam criar um ambiente político para um acordo, o que diminuiria a possibilidade de um grande número de cassações na bancada petista. A CPI dos Correios já comprovou que deputados do PT receberam recursos de Marcos Valério.

A lista começou sendo divulgada por petistas como parte de um processo no Supremo Tribunal Federal no qual seriam investigados Valério e o presidente nacional do PSDB, senador Eduardo Azeredo (MG), ex-governador do estado, por causa de um patrocínio dado pelo governo ao Enduro da Independência sem licitação. A relação - sem identificação ou os carimbos que tradicionalmente existem nas peças processuais - contém 102 nomes de políticos de PSDB, PFL, PTB, PRN, PSL, PSB, PSN e PSD. Eles teriam sido os destinatários de cerca de R$9,4 milhões pagos por Marcos Valério durante a campanha de 1998.

Da lista constam ainda quatro repasses que teriam sido feitos a representantes do PT. Entretanto, não aparecem os nomes dos beneficiados. Entre os integrantes da lista há deputados federais que exercem mandato atualmente na Câmara em Brasília. Além deles, dois ex-prefeitos e sete ex-deputados estão entre os supostos beneficiários. O líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), disse que fará uma representação contra Pimenta no Conselho de Ética da Câmara. A queixa pode provocar até a perda do mandato do petista.

- O que o Dirceu quis ao tentar divulgar esta lista foi criar mais confusão para livrar o PT das cassações - acusou o líder da minoria, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA).

Legenda da foto: JÚLIO REDECKER e Paulo Pimenta conversam na sessão conjunta das CPIs