Título: 'PREFIRO PERDER VOTO DO QUE A VERGONHA'
Autor: Regina Alvarez/Isabel Braga
Fonte: O Globo, 11/08/2005, O País, p. 13

Lula enfrenta protestos em Tocantins

PALMAS, APARECIDA DO RIO NEGRO, GURUPI E PEIXE (TO). Em ritmo de campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que não vai fazer promessas que não poderá cumprir apenas para ganhar votos. Na inauguração do Hospital Geral de Palmas, Lula disse que prefere perder votos, mas não a vergonha, depois de ouvir reivindicações.

- Por honestidade, eu não poderia chegar aqui, para receber aplausos de vocês, e dizer: vou fazer isso, vou fazer isso. Eu sou daqueles que preferem perder um voto a perder a vergonha - discursou o presidente.

Estudantes cobraram a implantação de um centro federal de ensino técnico. Lula foi recebido no hospital por cerca de três mil pessoas. Deputados e senadores presentes ao evento foram vaiados. Os estudantes gritavam: "Não tem dinheiro para educação, mas tem dinheiro para pagar o mensalão".

Em dois momentos de sua passagem por Tocantins, Lula fez críticas ao governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, chamando o apagão de 2001 de vergonha nacional. E reclamou daqueles que não enxergam o que seu governo está fazendo. Ao falar de improviso, em cima de um palanque montado na BR-153, próximo a Gurupi, Lula reafirmou que manterá suas viagens para mostrar suas realizações.

- Vamos continuar viajando pelo Brasil para mostrar o que estamos fazendo - disse Lula. - Viajei por quê? Porque era preciso vender as boas coisas que o Brasil tem.

Legenda da foto: EM APARECIDA DO Rio Negro, o presidente cumprimenta populares: "Vamos continuar viajando pelo Brasil"