Título: PRESIDENTE RECEBE CHÁVEZ PARA JANTAR HOJE
Autor: Regina Alvarez/Isabel Braga
Fonte: O Globo, 11/08/2005, O País, p. 13

Encontro não passou pelos canais diplomáticos; PT aproveitará para fazer ato de apoio a Lula

BRASÍLIA. Sem agendamento prévio ou pedido ao Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para um jantar hoje à noite na Granja do Torto. Chávez, que faz visitas esta semana a países do Cone Sul, deverá manifestar apoio a Lula, num momento em que o presidente brasileiro enfrenta denúncias de corrupção que atingem o governo e seu partido, o PT. O jantar foi marcado às pressas, sem passar pelos canais diplomáticos naturais. O Itamaraty não participou do agendamento do encontro.

O encontro está marcado para as 20h. Ao longo do dia ontem, o Planalto não chegou a confirmar oficialmente a visita. Informava apenas que havia a possibilidade de os dois presidentes se encontrarem. A confirmação só veio à noite, em nota. O texto diz que será um jantar de trabalho "para discutir temas bilaterais e questões de interesse comum nos planos regional e internacional".

Chávez virá com integrantes de seu gabinete, além de outras autoridades da Venezuela. "Na ocasião, os dois mandatários avaliarão os avanços dos diversos acordos de cooperação entre os governos e empresas dos dois países", diz a nota. Os acordos envolvem negócios nas áreas de exploração de petróleo e gás, petroquímica, mineração, produção de etanol, além de projetos de infra-estrutura.

O PT vai aproveitar a visita de Chávez para fazer um ato pró-Lula. O diretório do partido em Brasília distribuiu convite ontem pela internet para que militantes participem de um ato em apoio a Lula e Chávez. "Será uma manifestação de apoio a Chávez e a Lula! Pela unidade latino-americana! Contra os projetos de conspiração contra os governos progressistas e populares da América Latina!", dizia a mensagem.

Legenda da foto: O VENEZUELANO Hugo Chávez: visita ao colega Lula durante a crise