Título: Disputa fica mais acirrada em SP
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 28/10/2004, O país, p. 3

Aquatro dias da eleição, a vantagem do tucano José Serra sobre a petista Marta Suplicy diminuiu na disputa pela prefeitura de São Paulo. Pesquisa do Ibope divulgada ontem pela Rede Globo mostra Serra com nove pontos à frente de Marta. Em consulta do Datafolha, também divulgada ontem, a vantagem do tucano é de sete pontos.

No Ibope, Marta subiu três pontos e chegou a 40% dos votos, enquanto Serra perdeu dois e ficou com 49%. A diferença, que agora é de nove pontos, era de 14 na pesquisa divulgada quinta-feira passada.

No Datafolha, Serra caiu de 51% no último dia 21 para 49%, enquanto Marta passou de 41% para 42%. Nos dois institutos, a movimentação dos dois candidatos ocorreu, porém, dentro da margem de erro, que é de três pontos no Ibope e de dois no Datafolha, para mais ou para menos.

Computando só votos válidos, Serra tem 55% e Marta, 45%, segundo o Ibope. A rejeição a Marta caiu de 41% para 37% e a de Serra foi de 30% para 31%. Os votos em branco e nulos, no Ibope, chegam a 6%, e 5% não sabem ou não opinaram. No Datafolha nulos e em branco também somam 6% e os que não sabem ou não opinaram são 3%. A pesquisa do Ibope, feita de 24 a 26 de outubro, ouviu 1.204 pessoas e recebeu o número 007100104-SPPE na 1 Zona Eleitoral de São Paulo. O Datafolha ouviu 2.205 eleitores ontem, na pesquisa número 006700104-SPPE, registrada no TRE de São Paulo.

Segundo o Ibope, houve ¿aproximação dos patamares de intenção de voto¿ entre os concorrentes. ¿No entanto, por resultar de oscilações dentro da margem de erro e detectadas pela primeira vez nessa direção, ainda não se pode falar definitivamente em tendência de subida para a candidata do PT e de queda para o candidato tucano¿, informou o instituto, acrescentando que só a próxima pesquisa, prevista para sábado, confirmará a consistência desse movimento.

Foi entre as mulheres que Marta, que chegou a chorar no fim de semana, mais conseguiu reduzir a diferença em relação a Serra. Na pesquisa passada, o tucano vencia por 52% a 39% entre as mulheres. Ontem, o resultado foi 46% a 45% para ele. No sábado Marta chorou e se disse vítima de preconceito por ser mulher. Entre os homens, Serra ganhou dois pontos.

Quase sete em cada dez malufistas preferem Serra

Desde o início da campanha do segundo turno, o Datafolha tem mostrado pequeno crescimento de Marta. A primeira pesquisa apontava 51% a 39% em favor de Serra. Na segunda, o resultado foi 52% a 40%, e na terceira, apontou 51% a 41%.

Os votos do candidato derrotado do PP, Paulo Maluf, terceiro colocado no primeiro turno, ficam com Serra, segundo o Ibope: 74% disseram que votam no tucano, enquanto 14% afirmaram que votam em Marta. Na semana passada, o próprio Maluf declarou que votaria ¿na candidata do presidente Lula¿.