Título: PRESIDENTE ADMITE FALHAS NO BOLSA FAMÍLIA
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 27/10/2004, O País, p. 13

Lula afirma que pode haver desvios no programa e que apenas o controle social das ações impedirá erros

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu ontem que o programa Bolsa Família tem falhas. Num discurso de 45 minutos durante encontro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Lula disse que apenas o controle social das ações é capaz de coibir erros e desvios.

Ao comentar as denúncias feitas em reportagem do ¿Fantástico¿, da Rede Globo, Lula disse que pode haver desvios no programa, mas afirmou que até mesmo empresas do porte do supermercado Pão de Açúcar trabalham com uma margem de perda por roubo.

¿ Até um supermercado importante como o Pão de Açúcar trabalha com a possibilidade de 1% de roubo. Imagina num programa em que você tem cinco milhões de cartões... Pode ter desvio sim. Estava vendo (na televisão) uma quadrilha que a PF prendeu de pedofilia e uma mãe que colocava no site a fotografia de uma criança para despertar o demônio sei lá de quem. Se tem uma mãe capaz de fazer isso, é possível que tenha também uma pessoa que não precise e se inscreva num programa desses ¿ disse Lula.

O presidente criticou a atuação dos prefeitos na execução do Bolsa Família. O presidente disse que eles sozinhos ¿não dão conta de um programa dessa magnitude e que, por isso, não se pode prescindir de um controle social¿.

Apesar de admitir falhas, Lula fez uma defesa do amigo e ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.

¿ Serei seu parceiro de navegar em mares revoltos ou não. Estou convencido que esse programa cada vez mais se transforma em motivo de orgulho para nós no exterior.

Ao falar dos problemas no Bolsa Família, Lula disse que é preciso punir quem comete os erros e corrigi-los. Lula criticou os administradores municipais que querem cadastrar mais famílias do que a capacidade do programa.

¿ O Bolsa Família pode ter desvio, sim. Os prefeitos sozinhos não dão conta de um programa dessa magnitude e, portanto, não podemos prescindir do controle social das políticas públicas que o governo tem que ter. É uma constatação óbvia ¿ disse Lula.