Título: O homem que construiu a imagem de Lula agora ajuda a desconstruir
Autor:
Fonte: O Globo, 12/08/2005, O País, p. 4

Duda fez esforço e chorou ao confessar caixa dois e agravar a crise

BRASÍLIA. O publicitário Duda Mendonça usou ontem em benefício próprio toda a experiência adquirida ao longo da carreira na área de marketing. Com gestos e discurso estudados, começou seu depoimento à CPI dos Correios agradecendo a oportunidade de ¿poder abrir o coração¿ e revelar sua participação no esquema de Marcos Valério de Souza. Apelando para a emoção, marca registrada da maior parte das peças publicitárias que criou, chorou três vezes, franziu o cenho, tremeu os lábios e afirmou que o compromisso que assumia de dizer a verdade não era só seu, mas de toda a sua família, que o assistia naquele momento.

Foi o suficiente para que lágrimas brotassem, ainda que com certo esforço, em seu rosto. Depois de sua fala chorosa, entretanto, logo voltou a sorrir para a sócia Zilmar Fernandes. Quando a sócia ia começar a falar, ele a abraçou e fez em sua testa um sinal da cruz.

¿ Fico impressionado como o presidente Lula incorporou os seus trejeitos, ou como Vossa Senhoria incorporou os trejeitos do presidente Lula ao se emocionar e falar da família para se defender ¿ ironizou o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ).

¿ Com sua vinda aqui hoje, Vossa Senhoria prova que é o maior marqueteiro do Brasil ¿ disse Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

De Maluf ao PT, por dinheiro

Sem se abalar com ironias, Duda deu detalhes de sua carreira de sucesso, citando como exemplo o ano em que teve o passe disputado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o atual presidente Lula e o ex-prefeito Paulo Maluf.

¿ Sem falsa modéstia, galguei uma posição no cenário nacional e internacional que muito me orgulha. Talvez não tenha prêmio de publicidade no mundo que não tenha ganhado ¿ disse, apesar de todas as irregularidades e crimes que confessou ontem ao revelar participação no esquema de caixa dois e lavagem de dinheiro. ¿ O meu dinheiro é limpo. Tenho uma vida boa, mas tudo isso é fruto do meu esforço, do meu trabalho.

Duda admitiu, porém, que decidiu mudar a versão sobre os R$15 milhões recebidos por meio do esquema montado por Valério por ter se sentido chantageado na última terça-feira, ao assistir ao depoimento do empresário à CPI do Mensalão:

¿ Sei que dizer a verdade implica riscos. Meus advogados me advertiram. Mas pior risco é comprometer uma imagem construída ao longo de 30 anos. Posso ter cometido um lapso fiscal, mas não moral. Assumo minha parte da culpa, mas ao sair daqui posso ir para casa beijar meus filhos com a consciência tranqüila.

Foi um dos depoimentos mais prestigiados até agora. Duda disse que, apesar de ter trabalhado para diversos partidos, sempre veste a camisa quando assume uma nova campanha.

¿ Gosto de ganhar em tudo, até em jogo de bola de gude ¿ disse ele, que durante a campanha eleitoral do ano passado, quando trabalhava, entre outros, para a prefeita Marta Suplicy (PT) em São Paulo, chegou a ser preso no Rio por participar de uma rinha de galo.

Não foi a primeira vez que Duda comprometeu Lula, embora a de ontem tenha sido muito mais grave: na campanha de 2002, após um debate na TV Globo, o publicitário comemorou com os petistas o desempenho de Lula abrindo um Romanée-Conti num restaurante do Rio. Um vinho de R$6 mil para o candidato que explorava a imagem de homem simples e sua origem humilde.