Título: ABALADO, MERCADANTE DIZ QUE DUDA MENTIU
Autor: Adriana Vasconcelos e Demétro Weber
Fonte: O Globo, 12/08/2005, O País, p. 8

`Minha tristeza é que só tenha ficado sabendo dois anos e meio depois da minha campanha e pela TV¿

BRASÍLIA. O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), não escondeu ontem seu constrangimento ao ver o publicitário Duda Mendonça revelar para o país que sua campanha ao Senado pode ter sido paga com recursos do caixa dois do PT. A revelação feita por Duda, de quem se diz amigo, levou Mercadante a correr até a CPI dos Correios para se defender. Embora lamente que Duda, inicialmente, lhe tenha mentido, garantindo que nunca recebera dinheiro de Marcos Valério, o senador garantiu que preferia descobrir a verdade ainda que tardiamente.

¿ Eu prezo o que está sendo dito. Minha única tristeza é que só tenha ficado sabendo disso dois anos e meio depois da minha campanha e pela TV ¿ desabafou Mercadante, visivelmente abalado.

¿Não reconheço o PT¿, diz líder

Na semana passada, quando ficou sabendo que Duda Mendonça aparecia como um dos maiores beneficiários dos recursos sacados das contas de Marcos Valério, Mercadante contou que cobrou explicações dos dirigentes do PT e do próprio publicitário.

¿ O Duda me garantiu que não tinha recebido dinheiro e chegou a divulgar uma nota ¿ lembrou o senador, que agora pretende solicitar publicamente providências do comando do PT sobre o episódio revelado por Duda.

Impedido pelos integrantes da CPI de fazer perguntas ao publicitário, Mercadante resignou-se a apresentar sua versão para os fatos relatados.

¿ Vários dirigentes e o próprio Duda Mendonça disseram que os custos da campanha eram o que estavam lá (na prestação de contas). A direção do partido foi absolutamente irresponsável. Eu lamento porque algumas pessoas eu conheço há muitos anos. E eu não entendo por que essa verdade não foi dita antes. Quando eu vejo histórias como essa eu não reconheço o PT. O PT que eu ajudei a fundar e a construir não é esse partido ¿ desabafou.

Mercadante disse que quem participou ou quem tomou decisão sem consultar o partido vai ser punido.

¿ Alguns serão afastados e outros seguramente serão expulsos ¿ disse.

Antes de deixar o plenário da CPI, Mercadante pôs-se à disposição dos colegas para prestar qualquer outro esclarecimento:

¿ Estou à disposição da CPI, mas não posso deixar de expor minha perplexidade. Quero transparência. Quero a a verdade sobre a minha participação nisso.

Mercadante isenta Lula

De acordo com os números apresentados à Justiça Eleitoral, a campanha de Mercadante teria custado R$710 mil. Isso sem contar com os R$3,4 milhões declarados pelo diretório estadual com os gastos com o pacote publicitário. O próprio Duda Mendonça admitiu depois, ao ser indagado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), que o custo da campanha de Mercadante foi irrisório, já que ele pôde aproveitar toda a estrutura montada para as campanhas de José Genoino ao governo de São Paulo e mesmo de Lula à Presidência.

¿ A campanha do Mercadante foi tão baratinha, que quase podia ter feito de graça ¿ disse Duda.

Mercadante isentou o presidente Lula, mas admitiu que os dirigentes do PT em 2002 ¿ entre eles o deputado José Dirceu (PT-SP), que era presidente nacional do partido ¿ precisam se responsabilizar pelas irregularidades. O senador, porém, admite continuar líder do governo no Senado.

¿ Com relação ao presidente Lula, tenho certeza que ele não tem qualquer responsabilidade.