Título: `Estamos assistindo hoje ao velório do PT¿
Autor: Isabel Braga, Ricardo Galhardo, Flávio Freire
Fonte: O Globo, 12/08/2005, O País, p. 10

Em discursos, parlamentares governistas cobram explicações de Lula e dos dirigentes do PT sobre corrupção

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Cerca de 15 deputados do bloco de esquerda do PT transformaram ontem parte da sessão da Câmara em catarse coletiva. Com discursos emocionados, que levaram muitos deles ao choro, os petistas cobraram explicações dos dirigentes do partido e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Parlamentares do Campo Majoritário, de outros partidos e assessores petistas também caíram no choro.

¿ Estamos assistindo hoje ao velório do PT ¿ disse o deputado Ney Lopes (PFL-RN).

O deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE), com os olhos vermelhos, leu nota repudiando ¿o criminoso esquema de financiamento de campanha progressivamente revelado após sucessivos depoimentos nas CPIs, sobretudo nessa data¿. O grupo exigiu a convocação do diretório nacional do partido para tomar medidas enérgicas contra os envolvidos, e pediu o afastamento dos parlamentares cujos nomes constam da lista de sacadores das contas do empresário Marcos Valério de Souza, suposto pagador do mensalão.

Petistas entregam vice-lideranças da bancada

Os petistas do bloco entregaram todas as vice-lideranças da bancada na Câmara.

¿ O que vamos dizer à nossa militância? Esperamos que Lula diga à Nação tudo o que sabe, ou que faça os que sabem dizerem ¿ afirmou o deputado Orlando Fantazzini (PT-SP).

Nazareno Fontelles (PT-PI) relatou o encontro com o presidente do partido, Tarso Genro, ontem:

¿ Foi uma conversa sincera, saímos de lá com fiapos de esperança. Esses depoimentos (do publicitário Duda Mendonça) estraçalharam essa esperança. É um réquiem (ofício dos mortos) do nosso partido.

¿ O único gesto de hombridade que esperamos é que admitam seus erros ¿ cobrou o deputado Orlando Desconsi, que discursou ao prantos.

O deputado Fernando Ferro (PE), um dos que respondem pela liderança do PT, fez um apelo para que o grupo não se afaste do partido e debata internamente:

¿ Não tenho condições de rebater a manifestação de vocês, mas quero fazer um apelo pela prudência. O lugar de vocês é no PT. Teremos que pedir desculpa pelo que fizeram com essa legenda.

O vice-presidente da Câmara, deputado José Thomaz Nonô (PFL-AL) disse que poucas vezes viu tantas lágrimas em plenário e cobrou atitude de Lula:

¿ A dor não é só do PT, é da classe política. Faço um chamamento à humildade. A crise demonstrou que o PT é um partido igual aos outros, com boas e más pessoas. Faltou autocrítica no PT ¿ disse Nonô.

Depoimento de Duda Mendonça causa pânico

Em São Paulo, a cúpula petista ficou em pânico com o depoimento de Duda Mendonça. Dirigentes do PT admitiram ontem, em reunião de emergência da executiva nacional, que as revelações de Duda podem levar à cassação do registro do partido junto à Justiça Eleitoral.

¿ É o começo do fim¿ definiu um alto dirigente petista durante a reunião.

Em conversas reservadas, a cúpula admite que as revelações de Duda sobre repasses de dinheiro no exterior podem levar à cassação do registro do PT e mergulhar o partido na ilegalidade. Perguntado sobre a manutenção da candidatura de Tarso Genro à presidência do PT no Processo de Eleição Direta (PED) marcado para o dia 18 de setembro, um dirigente petista respondeu:

¿ PED, que PED? Podemos ficar na ilegalidade antes mesmo do impeachment do Lula.

Apavorada, a direção petista se apega aos movimentos sociais historicamente ligados ao partido para tentar evitar o pior. A esquerda do partido, porém, condiciona este apoio a mudanças na política econômica.

¿ Diremos: Lula, queremos apoiá-lo, somos da mesma turma, mas com esses lucros excessivos dos bancos não dá¿ disse o secretário de Formação do PT, Joaquim Soriano, da Democracia Socialista.

Tarso Genro descarta hipótese de impeachment

Oficialmente, a direção petista admite que as revelações de Duda são graves:

¿ São declarações muito graves que mostram que havia uma articulação internacional totalmente irregular, que tem que ser investigada nas suas raízes. Isso não é somente uma questão de natureza da legislação eleitoral ¿ afirmou Tarso.

Ele rejeitou a possibilidade de impeachment.

¿ Não temos nenhum fato inclusive do próprio depoimento do Duda que atinja diretamente o presidente da República. Nós do PT vamos defender o mandato do presidente. Isso já estava em andamento na visão de certos setores da oposição. Não há nenhum fato, nenhuma legitimação moral nem jurídica para a impeachment¿ disse.

O secretário-geral do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), classificou o possível pedido de impeachment de Lula como uma ¿aventura golpista¿.