Título: Valério reage e pede acareação com Duda
Autor: Rodrigo Rangel
Fonte: O Globo, 12/08/2005, O País, p. 13

Empresário nega ter orientado publicitário a abrir conta no exterior para receber pagamento de dívidas do PT

BRASÍLIA. O empresário Marcos Valério de Souza negou ontem, na CPI do Mensalão, que tenha orientado o publicitário Duda Mendonça a abrir uma conta no exterior como condição para fazer o pagamento de dívidas das campanhas do PT. Valério afirmou que repassou R$15,5 milhões ao publicitário a mando do ex-tesoureiro petista Delúbio Soares e que foi Duda quem lhe indicou o doleiro a quem o dinheiro deveria ser repassado para o envio para as Bahamas. O empresário afirmou que quer uma acareação com Duda.

Valério disse à CPI do Mensalão que, logo após a autorização de Delúbio, acertou com Duda a forma de repasse do dinheiro.

¿ Zilmar (Fernandes, sócia de Duda) pediu para receber lá fora e indicaram um consultor financeiro ¿ disse Valério, numa confissão, no mínimo, de que tem participação no crime de evasão de divisas.

O empresário disse que o dinheiro para Duda era sacado de suas contas, no Banco Rural, pelos policiais David Alves e Luiz Carlos Lara. A dupla seria indicada pelo doleiro escolhido por Duda para remeter os recursos ao exterior. Valério identificou o doleiro apenas como Jader.

Em entrevista no início da tarde, antes de falar à CPI, Valério debochou de Duda:

¿ Ele negou anteriormente, disse que não tinha recebido nada. Aí a PF localiza o nome da conta (nas Bahamas) e ele volta atrás. O (Arnaldo) Jabor deveria fazer na TV Globo eu pegando na mãozinha do Duda e falando: `Dudinha, assina aqui o seu nominho¿. Desculpa a ironia, mas também sou de carne e osso.

Valério reclamou de ter sido abandonado pelo governo. Para ele, o Palácio do Planalto tem agido no Congresso para proteger Duda e Zilmar, tratamento que não foi dado a ele. E confirmou que sua mulher, Renilda Santiago, está tentando marcar uma audiência com Lula:

¿ Acho que ela queria falar que o marido dela ajudou muito o partido e aí recebe o nome de valerioduto. Mas ninguém põe o nome de dirceuduto, PTduto, ninguém põe o nome dos beneficiários. É muito mais fácil jogar em cima do empresário, do que as pessoas virem e assumirem como o senhor Duda foi obrigado a assumir.