Título: BISPO DIZ QUE LULA DEVE PEDIR PERDÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 12/08/2005, O País, p. 14

`O problema é o Brasil, não é só o PT ou qualquer outro¿, diz dom Albano

INDAIATUBA. O arcebispo de Londrina, dom Albano Bortoletto Cavallin, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve, como fazem os católicos, pedir perdão à nação caso seja comprovada sua culpa na crise política. Antes de saber das revelações de Duda Mendonça, ele disse que torcia para que não haja impeachment.

¿ Oxalá, não. Nós não estaríamos educados para um segundo impeachment. Eu preferia que fosse, caso haja culpa desse ou daquele, um pedido público de perdão. E uma colaboração de toda família para melhorar a situação. O problema é o Brasil, não é apenas o PT ou qualquer outro ¿ afirmou o bispo, em entrevista durante a 43ª Assembléia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), em Indaiatuba.

O arcebispo lembrou uma reunião com petistas, entre os quais o secretário particular do presidente, Gilberto Carvalho, em que afirmou que aqueles que não caminham de forma correta devem ir "para o quinto dos infernos".

¿ Já disse em uma reunião em uma comunidade de Londrina, da qual participava o Gilberto (Carvalho), que foi meu aluno: `Ai de vocês se não andarem direito. O dia em que souber, mando vocês para o quinto dos infernos¿ ¿ disse dom Albano.

Ele comparou o Brasil a uma família e aconselhou o diálogo.

¿ Ele teria de se reunir para falar com a sua família e ver como a família agiu. E dizer: `Nossa família funcionou certo assim, erradamente assim¿. Não é isso que se faz nas famílias? ¿ disse o arcebispo, comparando o Brasil a uma família.

Outro participante da coletiva, dom Murilo Krieger, arcebispo de Florianópolis, afirmou que Lula talvez não esteja conseguindo enxergar os problemas.

¿ Talvez não tenha capacidade de ver toda a dimensão do problema. Não que esteja se escondendo, mas talvez não tenha percebido o momento sério e grave que exige decisões nem sempre agradáveis.

Dom Murilo não acredita que Lula soubesse de possíveis desvios de recursos para o caixa dois e para pagamento do suposto mensalão.

¿ Se ele tivesse conhecimento teria tomado decisões mais cedo, porque, é evidente, tudo que aconteceu prejudica ele e seu projeto de governo.