Título: Em tempo de fragilidade política, Lula encontra Chávez em Brasília
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 12/08/2005, O País, p. 15

Itamaraty diz que foi avisado sobre a visita do venezuelano ao brasileiro

BRASÍLIA. Num momento de fragilidade política do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva jantou ontem com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que enfrentou um golpe de setores conservadores, mas se manteve no poder. Chávez, que está visitando países sul-americanos, incluiu o Brasil no roteiro para tratar das relações entre os dois países. Lula, segundo assessores, não quis ser indelicado e recusar a visita.

Mas incluiu na agenda oficial temas como a construção de um refinaria no Nordeste em parceria da Petrobras com a PDVSA (estatal de petróleo venezuelana), para não dar margem a comentários de que Chávez teria vindo tratar de questões políticas. A obra ainda depende de definição do local e estados do Nordeste disputam a preferência.

O Itamaraty negou ontem que não tenha sido avisado da visita de Chávez. O Ministério das Relações Exteriores informou que a embaixada brasileira em Caracas foi contactada semana passada pelo governo venezuelano e que, na segunda-feira, trocaram informações sobre a programação. Ficou claro, porém, que não houve qualquer iniciativa ou participação da diplomacia brasileira no agendamento da ida de Chávez a Brasília. Na tarde de quarta-feira, o Ministério dizia não ter informações oficiais sobre o assunto, deixando claro que o agendamento do encontro não passava pelo Itamaraty e que fora feito diretamente pelo Palácio do Planalto. Na quarta à noite, o Itamaraty divulgou nota com a programação da visita.