Título: LESSA VOLTA A CENSURAR QUEM CRITICA O BNDES
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 27/10/2004, Economia, p. 30

Em evento, presidente do banco diz que pólos de pequenas empresas devem ser robustos

O presidente do BNDES, Carlos Lessa, voltou a criticar ontem as pessoas que, segundo ele, estariam dispostas a desmantelar a instituição. Desta vez as críticas tiveram destinatários certos: três ex-presidentes do banco que recentemente fizeram críticas ao BNDES na imprensa.

¿ É espantoso que ex-presidentes do banco como Persio Arida, Edmar Bacha e André Lara Rezende se unam para dizer que há pouco investimento no Brasil porque a Caixa tem recursos do FGTS e o BNDES, do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para investimentos de longo prazo. A Argentina fez o que os Aridas e Bachas sugeriram e não chegou a lugar algum. São uns estúpidos, e o que interessa a eles é liquidar o BNDES ¿ disse Lessa, em um discurso de duas horas em um seminário sobre arranjos produtivos locais (pólos de pequenas empresas).

Arida, Lara Resende e Bacha fazem parte do grupo que criou o Plano Real.

Lessa criticou ainda grandes corporações como a AmBev, que na avaliação do presidente do BNDES trocou de nacionalidade quando se associou à belga Interbrew.

¿ O padrão AmBev vai ser copiado por outras empresas. Não vou dizer quais, mas digo que isso não produz desenvolvimento, não gera emprego. Queremos que os arranjos produtivos sejam protagonistas robustos que não se tornarão belgas, continuarão brasileiros.