Título: A toga e a farda
Autor: Maiá Menezes e Aloyiso Balbi
Fonte: O Globo, 28/10/2004, O país, p. 8

Ela tem 40 anos, 1,58m de altura e, no próximo domingo, comandará as tropas do Exército que vão garantir a segurança em Campos. A juíza eleitoral Maria Tereza Gusmão diz que ainda não pensou em como será ter os militares sob seu comando. Perguntada sobre a situação, levou a mão à boca e deixou escorrer um sorriso pelos dedos.

¿ Sabe que eu não tinha pensando nisso? É uma situação nova, mas não mexe com meu emocional. Temos uma reunião agendada para amanhã (hoje), quando vamos discutir como vou comandar essa tropa ¿ disse.

Maria Tereza disse achar necessária a presença do Exército nas eleições neste segundo turno e lembrou a semana conturbada que Campos viveu, com o prefeito Arnaldo Vianna (PDT) sendo afastado do cargo e voltando em seguida, por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal.

¿ A preocupação é grande. O desembargador Marcus Faver (presidente do Tribunal Regional Eleitoral) me telefonou perguntando se eu via necessidade de tropas federais nas eleições em Campos. Num primeiro momento disse que não, frisando, porém, que seria prudente deixar o Exército de sobreaviso. Só que no curso da semana surgiram situações realmente preocupantes. Refiro-me à saída do prefeito, o vice que é candidato assumindo, depois o prefeito voltando. Os ânimos ficaram exacerbados a ponto de as pessoas brigarem nas ruas ¿ disse a juíza, que acredita que a toga vai conviver bem com a farda e que haverá respeito à lei.