Título: Cúpula do PMDB apóia métodos de Garotinho
Autor: Maiá Menezes e Aloyiso Balbi
Fonte: O Globo, 28/10/2004, O país, p. 8

Uma tropa de choque do PMDB nacional desembarcou ontem em Campos para apoiar a candidatura do peemedebista Geraldo Pudim à prefeitura e dar o aval do partido à distribuição de benefícios pelo governo estadual, às vésperas do segundo turno das eleições municipais. O presidente nacional do PMDB, Michel Temer, um dos líderes do partido que desembarcou em Campos, defendeu o governo Rosinha Matheus da acusação, feita pelo Ministério Público e aceita pela Justiça Eleitoral, de uso dos projetos sociais para beneficiar Pudim:

¿ Assistência social é uma coisa permanente dos governos. Acontece em todo o país. Aqui eu não soube de nenhum excesso na condução dessas políticas que pudesse sofrer qualquer espécie de contestação judicial. Deixemos o Judiciário decidir ¿ disse Temer, que estava acompanhado dos líderes do PMDB no Senado, Renan Calheiros, e na Câmara, José Borba.

Garotinho defende distribuição de kits escolares

Os três foram recebidos pelo presidente regional do PMDB, Anthony Garotinho, e participaram de atos de apoio a Pudim. Garotinho chegou a dizer que o governo estadual não fora impedido de distribuir os kits escolares pela Justiça. Depois de informado pelos repórteres de que a decisão da juíza da 76 Zona Eleitoral, Denise Appolinária, tomada no último sábado, previa a proibição, recuou:

¿ Isso não é problema meu. Não sou membro do governo. Sou exonerado.

A Secretaria estadual de Educação também divulgou nota oficial, informando que a juíza proibira apenas a distribuição de benefícios dos programas Morar Feliz, Jovens pela Paz e Cheque Cidadão. No entanto, a fiscal eleitoral Isabel Fernandes, que anteontem apreendeu 396 kits escolares num Ciep, declarou que obedecia à determinação da juíza Denise.

Lupi diz que vitória em Campos reerguerá o PDT

Além da cúpula do PMDB, dirigentes do PDT também desembarcaram ontem em Campos para apoiar seu candidato, Carlos Alberto Campista. Os líderes dos dois partidos concordaram ao dizer que a eleição em Campos passou a ter repercussão nacional.

¿ Campos tornou-se um símbolo. Ultrapassou as fronteiras do Rio de Janeiro e alcançou a mídia nacional. O noticiário, do Rio Grande do Sul ao Ceará, envolve o município de Campos ¿ disse Temer.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, foi ontem à cidade para acompanhar a volta do prefeito Arnaldo Vianna, reconduzido ao cargo anteontem, por liminar do presidente do STF, Nelson Jobim:

¿ Com esta eleição, a gente começa a reestruturação nacional do PDT. A eleição aqui é uma prioridade. Campos é um símbolo. Aqui, vamos derrotar o nosso principal adversário. A eleição vai mudar essa política ultrapassada do R$ 1.

Lupi disse que Garotinho apelou a líderes nacionais porque está preocupado com o resultado da eleição em sua terra natal:

¿ O Garotinho antes era o rei. Ganhava a eleição pelo telefone. Agora está apelando ao presidente do PMDB ¿ disse Lupi.

Temer ofereceu, durante o encontro com Pudim, a formação de uma frente de parlamentares do PMDB, em Brasília, para defender os interesses do município.

¿ Essa é uma eleição importante para todos nós. O que o Pudim precisar, como prefeito de Campos, vai ter ¿ disse Renan Calheiros.