Título: Lula pede que organizações sociais continuem pressionando o governo
Autor:
Fonte: O Globo, 28/10/2004, O país, p. 13

Depois de criticar a falta de objetividade das entidades sociais durante as discussões do Forum Social Mundial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem que organizações do setor continuem pressionando o governo. Lula disse que, se não houver a reivindicação, ¿quem está num palácio pode achar que está tudo resolvido¿.

¿ Iremos acertar muito mais se vocês forem cada vez mais exigentes. Acontece que, se não for esse processo de organização e reivindicação, quem está num palácio, governando, pode achar que está tudo resolvido ¿ disse Lula.

Para ele, o problema é que quem entra no governo ¿começa a considerar muito duro o discurso dos movimentos¿.

Presidente homologa 14 terras indígenas

Ontem, em cerimônia, o presidente assinou decretos de homologação de 14 terras indígenas, entre elas a de Panambizinho, em Dourados (MS), uma área marcada por coflitos. Lula disse que, quanto mais exigentes as entidades forem, mais chances o governo terá de acertar. Em seu discurso, Lula disse que 22 meses de governo parecem muito tempo para a oposição, mas é pouco para que o governo possa realizar todos os seus projetos.

¿ E todo mundo sabe que 22 meses é muito pouco tempo. Mas todo mundo sabe também que temos que fazer o máximo possível no menor tempo possível e com a maior qualidade possível ¿ disse.

Durante outro encontro, com integrantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o presidente prometeu implementar em seu governo a autonomia universitária e disse que os governos também precisam eleger prioridades, sob o risco de não conseguir realizar todas as promessas. Lula argumentou que seu mandato como presidente é limitado e, por isso, é importante eleger bem as ações prioritárias.

¿ Nosso mandato é limitado. Se não tivermos a sabedoria de definir corretamente algumas prioridades e, em torno delas, dedicar todo o esforço, correremos o risco de ter dezenas de prioridades e nenhuma delas acontecer. A sabedoria está em escolher prioridades e dedicar esforço a elas ¿ disse Lula, segundo relato divulgado pelo Ministério da Educação.

Ele disse ainda que, tão importante quanto o salário, é o bom relacionamento dos professores com as instituições onde trabalham.

¿ Salário é importante, mas se o salário é razoável e a pessoa, mal-humorada, vive em conflito com as instituições, sua capacidade produtiva é menor ¿ disse Lula, ressaltando que os vietnamitas venceram a guerra contra os Estados Unidos graças à auto-estima.