Título: DIRCEU, GAROTINHO E ROSINHA SÃO CONVOCADOS PARA PRESTAR DEPOIMENTO
Autor: Alan Gripp/Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 12/08/2005, O País, p. 17

Ex-governador do Rio terá de dar informações sobre doações de campanha

BRASÍLIA. A CPI dos Bingos aprovou por unanimidade e sem qualquer resistência a convocação do ex-ministro José Dirceu (PT), dos ex-governadores do Rio Benedita da Silva (PT) e Anthony Garotinho (PMDB), da atual governadora, Rosinha Garotinho (PMDB), e do candidato derrotado ao governo do Distrito Federal Geraldo Magela (PT).

Dirceu terá que explicar à comissão os detalhes da nomeação de Waldomiro Diniz para assessor da Casa Civil e de sua atuação no cargo. Já Benedita, Garotinho e Rosinha prestarão contas sobre as contribuições de suas campanhas em 2002, que ficaram sob suspeita desde a divulgação de um vídeo em que Waldomiro aparece pedindo propina ao empresário de jogos Carlinhos Cachoeira para financiá-las.

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho reagiu com irritação à sua convocação e à da governadora Rosinha Garotinho. Ele foi informado de sua convocação quando estava participando de uma reunião com governadores do PMDB.

Garotinho: PT criou no país a Roubobrás

Garotinho adiantou que em seu depoimento informará aos integrantes da CPI dos Bingos que os deputados Carlos Rodrigues (PL-RJ) e José Dirceu (PT-SP) indicaram o nome de Waldomiro Diniz para ocupar a presidência da Loterj.

- Essa convocação só tem o sentido de tentar dividir a lama que escorre do PT com os demais partidos. A grande contribuição que o PT deu ao país em dois anos e meio de governo foi a criação de uma estatal da corrupção, a Roubobrás -- ironizou Garotinho.

A governadora parecia surpresa com a convocação e perguntou a Garotinho por que eles estavam sendo chamados pela CPI. Nesse momento, o ex-governador ironizou, dizendo que a convocação deles só tinha um objetivo - o de que eles dissessem que a indicação de Waldomiro para a Loterj foi feita pelos deputados Carlos Rodrigues e José Dirceu. Garotinho antecipou que não tem informações a dar sobre a Loterj e reclamou do fato de as CPIs não terem convocado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Chamaram a mim e a Rosinha e não chamaram o Lulinha - afirmou.