Título: FALTA DE VERBA AMEAÇA AGORA SANTOS DUMONT
Autor: Geralda Doca
Fonte: O Globo, 12/08/2005, Rio, p. 23

Infraero pode reduzir o ritmo das obras no aeroporto, que deveriam ficar prontas antes dos jogos de 2007

BRASÍLIA. Além dos impasses que ameaçam a construção do Arco Rodoviário e a expansão da Linha 1 do metrô, o Rio está ameaçado de ficar sem as obras de ampliação do Aeroporto Santos Dumont. Com problemas de caixa, a Infraero pode reduzir o ritmo da ampliação do aeroporto, o que comprometeria o cronograma das obras.

Técnico da empresa admite possibilidade de atraso

A previsão é de que a reforma do Santos Dumont termine em meados de 2007, antes da realização dos Jogos Pan-Americanos. Mas, segundo um técnico da estatal, caso o Tesouro Nacional, principal acionista da Infraero, não libere mais verbas entre o fim deste mês e o início de setembro, as obras sofrerão um atraso.

Iniciada no fim do ano passado, a modernização do aeroporto custará R$270 milhões. Entre as melhorias, estão previstas a construção de um novo terminal de passageiros, a ampliação dos balcões de check-in de 33 posições para 55 posições e nove pontes de embarque. Com a obra, a capacidade de atendimento do aeroporto passará de 1,8 milhão de passageiros por ano para 8,5 milhões.

Para tentar resolver o problema da falta de dinheiro, pois a Infraero vem contribuindo com o esforço do governo na meta de superávit primário, a estatal busca um acordo com o Tesouro Nacional para capitalizar a empresa. Ao todo, seria necessária a injeção de R$400 milhões ainda este ano para dar continuidade às obras em vários aeroportos do país. As únicas que estão garantidas, segundo a Infraero, são a construção de uma segunda pista em Brasília e a ampliação das aéreas de embarque e desembarque em Congonhas (São Paulo).

Projeto prevê pontes de embarque transparentes

No caso do Rio, o projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Jardim com a preocupação de preservar o estilo arquitetônico original, desenhado na década de 30. As pontes de embarque serão construídas com material transparente, o que permitirá aos usuários visualizar todo o pátio do aeroporto, a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar.

Para desafogar o movimento no Santos Dumont, a Infraero determinou em agosto de 2004 que apenas aviões procedentes de Congonhas e de empresas regionais possam pousar no aeroporto.

Legenda da foto: AS OBRAS DE ampliação no Santos Dumont: a modernização do aeroporto está orçada em R$270 milhões