Título: CACHORRO ARREBENTA CORRENTE E ATACA MENINA, DE 5 ANOS, EM JACAREPAGUÁ
Autor: Carla Rocha
Fonte: O Globo, 12/08/2005, Rio, p. 29

Mãe lutou com o animal para salvar a criança, mordida nas costas e na coxa

Com os olhos vermelhos e totalmente fora de controle, um cachorro mestiço - mistura de pitbull com boxer - arrebentou uma corrente de ferro e atacou ontem uma menina, de 5 anos, em Gardênia Azul, Jacarepaguá. O relato assustador do ataque foi feito pela mãe da criança, que precisou rasgar a roupa da filha para livrá-la do cão.

Atacada pelas costas quando brincava em casa, Gessely dos Santos Oliveira sofreu mordidas nas costas, na coxa direita e tinha escoriações por todo o corpo deixadas pelas unhas do animal.

- Agarrei o bicho pelo couro, mas ele estava transtornado, não soltava minha filha de jeito nenhum. Como a roupa dela já estava furada, acabei de rasgar. Minha cunhada saiu correndo para a rua levando minha filha com ela. Me tranquei no quarto porque o cachorro, com os olhos em brasa, se voltou contra mim. Por meia hora, fiquei sem poder sair porque ele se batia enfurecido contra a porta. Só foi controlado quando meu sogro chegou - contou, ainda trêmula, Nilzete dos Santos, de 28 anos, que levou Gessely para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

Após serem feitos curativos, Gessely tomou a primeira dose da anti-rábica. Outras terão que ser tomadas até setembro.

O avô da menina, Aldemar dos Santos Ramos, contou que o cachorro fora levado para a casa da família de manhã pelo filho mais novo, Rafael, de 16 anos, que encontrou o animal na rua. Revoltado, Aldemar disse que pensava em matar o animal, levado para a oficina mecânica, onde trabalha Rafael. Ele afirmou desconhecer a lei estadual que proíbe cães ferozes (pitbulls, filas, dobermanns, rottweillers e derivados) de circular durante o dia e também sem coleira e focinheira.

- Nunca vi nada igual. Ele chegou em casa mansinho, brincou comigo, lambeu meu rosto. Sabia que era uma mistura de pitbull, mas não imaginava que pudesse fazer um estrago deste. Graças a Deus, minha neta não foi mordida no pescoço, senão estaria morta - disse ele.

Gessely ainda teve que permanecer duas horas em observação no Lourenço Jorge.

CONHEÇA A LEI DO PITBULL

Desde que foi assinado há cerca de um mês, o decreto da governadora Rosinha Garotinho, que criou restrições à circulação de cães ferozes, está no centro de uma polêmica. O Tribunal de Justiça vem recebendo uma série de mandados de segurança de donos de cães inconformados, principalmente com o fato de os animais estarem sem poder tomar banho de sol, já que não podem mais circular durante o dia. O passeio só é autorizado das 22h às 5h, mesmo assim com focinheira.

De um total de quatro mandados de segurança, três foram favoráveis e apenas um foi negado, mas por questões técnicas, sem apreciação do mérito. A Procuradoria do Estado já recorreu contra as decisões e, na segunda-feira, os 25 desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio deverão se reunir para decidir definitivamente sobre o assunto.

A lei, apesar de mais severa, teve origem em projeto do deputado Carlos Minc (PT). Diante da queixa dos donos de cães, o parlamentar apresentou emenda, com a deputada Alice Tamborindeguy (PSDB), para liberar o passeio durante o dia, desde que os animais estejam de focinheira.

Legenda da foto: O CÃO: mistura de pitbull e boxer