Título: ONU: IRÃ DEVE PARAR PROGRAMA NUCLEAR
Autor:
Fonte: O Globo, 12/08/2005, O Mundo, p. 36

País se nega a interromper produção. Caso pode ser levado a Conselho de Segurança

VIENA. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da ONU aprovou ontem uma resolução na qual diz estar muito preocupada com a situação no Irã e exortou o país a interromper totalmente o processo de enriquecimento de urânio. A entidade deu um prazo até o dia 3 de setembro para que seja feito um relatório por especialistas da agência para averiguar se Teerã está respeitando a decisão. Segundo fontes diplomáticas, após esta data o caso será levado para o Conselho de Segurança da ONU, onde seria apresentada uma proposta de sanções econômicas contra o Irã.

Porém, a data limite tornou-se apenas uma figura de retórica, pois, assim que a resolução da AIEA foi divulgada, o representante do Irã na entidade disse que o país não aceitava a decisão e continuaria a enriquecer urânio. Desde segunda-feira, o país reiniciou o programa no reator da cidade de Isfahã, cancelando uma negociação que mantinha com Reino Unido, França e Alemanha.

"Há problemas relacionados ao programa nuclear iraniano pendentes e a agência ainda não está em condições de concluir que não há materiais ou atividades nucleares não declarados no Irã", diz um trecho do relatório. Representantes de alguns países, entre eles Estados Unidos e nações européias, lembram que o Irã escondeu por 18 anos o seu programa nuclear.

Segundo chefe da delegação, Irã não cederá

O chefe da delegação do Irã na AIEA, Cyrus Nasseri, reagiu com indignação à decisão.

- É evidente que o motivo é fazer pressão - disse Nasseri. - O Irã não cederá. O país será um produtor e fornecedor de combustível nuclear dentro de uma década.

Teerã alega que o país tem direito de produzir energia nuclear para fins pacíficos segundo os termos do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP).

O representante americano na agência, Gregory Schulte, procurou evitar qualquer tom de enfrentamento, mas conversou com jornalistas segurando o selo que é usado por funcionários da AIEA quando fecham áreas de usinas e reatores nucleares:

- O texto demonstra que a comunidade internacional está unida em sua resolução de que o Irã deve se afastar do perigoso rumo que tomou.

Legenda da foto: CYRUS NASSERI, representante do Irã na AIEA, conversa com jornalistas