Título: ANNAN DÁ MAIS TEMPO PARA REFORMA
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 12/08/2005, O Mundo, p. 37

Secretário adia para dezembro prazo para mudar Conselho de Segurança

NOVA YORK. O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, adiou de setembro para dezembro a data limite para a votação da reforma do Conselho de Segurança e reafirmou a necessidade de que o fórum mais importante das Nações Unidas seja ampliado para refletir melhor a geopolítica do mundo de hoje. A decisão foi interpretada como uma resposta a EUA e China, que se opõem aos três projetos de resolução apresentados à Assembléia-Geral e consideram prematuro mudar a estrutura do Conselho (cinco membros permanentes e dez rotativos). Segundo diplomatas, o adiamento não chega a favorecer Brasil, Índia, Alemanha e Japão, o G-4, que vêm tentando um acordo com a União Africana e fazendo pressão para que seja votada em setembro a proposta de criação de cinco novas vagas permanentes.

- Idealmente deveria ser feito até setembro. Foi essa a minha recomendação inicial. Mas para o assunto não ficar adormecido, acho que os Estados-membros deveriam permanecer focados, determinados e engajados no assunto e tratar de resolver até o fim de dezembro, porque é urgente - disse Annan.

O embaixador dos EUA na ONU, John Bolton, considerou o prazo até dezembro ainda muito curto. Segundo ele, a secretária de Estado, Condoleezza Rice, já disse que não se deve fixar um prazo artificial para a reforma do Conselho e lembrou as vezes anteriores (em 90, 95 e 2000) em que não se conseguiu mudar a composição por causa de datas aleatoriamente fixadas:

- Nossa visão é de que o Japão deve ser membro permanente. Estamos preparados para discutir outras possibilidades.

A recomendação de Annan era de que a reforma estivesse pronta para ser assinada na grande reunião de chefes de Estado em setembro.

Legenda da foto: ANNAN: OS Estados devem tratar de resolver o assunto até dezembro