Título: Oposição cobra nome de quem traiu e enganou
Autor: Lydia Medeiros/Adriana Vasconcelos/Adriano Ceolin
Fonte: O Globo, 13/08/2005, O País, p. 10

'Deveria ter nominado pessoas e citado evidências. Perdeu a última oportunidade de ter credibilidade', critica Agripino Maia

BRASÍLIA. Pífio, inconsistente, superficial e pouco sincero foram alguns adjetivos usados por oposicionistas para qualificar o discurso do presidente Lula. Eles cobraram que Lula diga o nome de quem o traiu e das pessoas por quem afirma ter sido enganado. O discurso foi criticado no PT e pode provocar a saída do senador Cristovam Buarque (DF), que se confessou decepcionado.

- Não tenho mais nenhuma ligação política com a sigla do PT. O que ainda me impede de sair é o afeto - disse Cristovam, que deve ir para o PPS.

Virgilio: "Percebi um presidente medroso"

Para o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgilio (AM), Lula agiu com desfaçatez, porque, se estivesse indignado, diria o nome dos traidores. Afirmou que as desculpas não soaram verdadeiras, pois, segundo o discurso, não se considera culpado.

- O presidente tentou mais uma vez enganar a população dando a entender que a crise não é problema dele. Esperava um presidente altivo e corajoso, e não encontrei. Percebi um presidente medroso, que nem sequer conseguiu olhar nos olhos do telespectador.

Para o líder do PFL no Senado Agripino Maia (RN), o presidente ficou na superficialidade, ao não fazer um pedido de desculpas sincero e profundo.

- Ele continuou se fazendo de autista e está no meio do mal criado por ele. Deveria ter nominado pessoas e citado evidências. Perdeu a última oportunidade de ter credibilidade.

Já o presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), ficou satisfeito.

- Como homem de bem com a sua biografia, ele mostrou revolta e disse claramente que não podemos admitir comportamentos como os que estamos identificando. A população entendeu suas preocupações e o que ele espera de nós.

Integrante da CPI dos Correios, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) disse que a resposta de Lula deveria ter vindo há pelo menos 20 dias.

- A responsabilidade política do presidente fica a cada dia mais clara. A omissão e a incompetência, às vezes, fazem tanto ou mais mal que a corrupção.

Mercadante: "O discurso foi corajoso pela humildade"

Alvejado pelas revelações do publicitário Duda Mendonça sobre a campanha eleitoral de 2002, o líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), deixou a Granja do Torto com elogios ao presidente. Anteontem, ele chegou a admitir deixar o PT e o cargo de líder.

- O discurso foi corajoso pela humildade, a capacidade de reconhecer erros do governo e do PT e pedir desculpas à sociedade por esses erros, mas principalmente por tentar encontrar uma saída. Se de um lado é impositivo que tudo seja apurado, de outro precisamos preservar a economia e a estabilidade.

O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) viu um recado ao PT:

- Foi um recado importante sobre a intolerância com aqueles do nosso partido que traíram nossos princípios.

* Do Globo Online