Título: Tucanos festejam pesquisa e virada de Serra sobre Lula
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 13/08/2005, O País, p. 12

PSDB atribui resultado do Datafolha a desgaste do governo

SÃO PAULO. A pesquisa Datafolha divulgada ontem, cujo resultado revela que o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva num segundo turno entre eles caso as eleições fossem hoje, já é comemorada entre os tucanos como a "grande virada" sobre o que eles classificam de "farsa petista". Hoje, diz o instituto, Serra teria 48% dos votos contra 39% para Lula no caso de segundo turno. Desde que as simulações começaram a ser feitas, em agosto de 2004, é a primeira vez que o tucano aparece como o favorito para presidir o país.

Para o deputado federal Alberto Goldman (PSDB-SP), a popularidade de Serra cresceu a partir da crise no governo Lula.

- Eu atribuo (a popularidade de Serra) ao desgaste do governo federal, que cometeu um grande estelionato eleitoral, uma mentira e fez uma campanha eleitoral cheia de promessas incompatíveis - disse Goldman, um dos coordenadores da campanha presidencial tucana em 2002, na qual Serra foi derrotado por Lula no segundo turno.

Em julho, tucano tinha 41% das preferências e Lula, 45%

Também à frente da campanha presidencial do PSDB e atual secretário das Subprefeituras de São Paulo, Walter Feldman atribui a preferência pelo tucano a dois fatores: a comparação das performances administrativas entre Serra e a ex-prefeita Marta Suplicy e a crise política nacional.

- Serra transformou a realidade de São Paulo. Além disso, a situação do Lula é dramática e ele parece muito mais uma alma penada à procura do purgatório - diz o tucano, lembrando que a tendência de alta na popularidade de Serra vinha se consolidando desde a última sondagem, em 21 de julho, quando o tucano tinha 41% da preferência contra os 45% de Lula.

De acordo com o Datafolha, Lula e Serra chegariam empatados ao primeiro turno, levando em conta a margem de erro de dois pontos. Diz a pesquisa que Lula teria 30% e Serra, 27%. O levantamento foi realizado no último dia 10 com 2.551 pessoas entrevistadas em 127 cidades em todos os estados.

O Datafolha também simulou um segundo turno entre Lula e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Mesmo em queda, o presidente ainda ficaria à frente do tucano em dez pontos: 45% a 35%. Numa simulação entre Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o resultado é semelhante: 45% para o petista e 36% para o tucano.

A pesquisa mostrou também que os eleitores estão divididos quanto à possibilidade de Lula tentar ou não um novo mandato. Enquanto 50% dos entrevistados acreditam que ele deveria tentar a reeleição, outros 46% desaprovam a iniciativa.