Título: PLANALTO NEGA ACORDO ENVOLVENDO DINHEIRO
Autor:
Fonte: O Globo, 13/08/2005, O País, p. 13

BRASÍLIA. Ainda sob o impacto das revelações de caixa dois na campanha do PT, feitas pelo publicitário Duda Mendonça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice, José Alencar, tiveram de se explicar ontem sobre denúncias do ex-deputado Valdemar Costa Neto à revista "Época". O Palácio do Planalto divulgou nota oficial dizendo que, na campanha de 2002, o então candidato à Presidência e seu vice fizeram articulações políticas para formação da base partidária, mas nega que os dois tenham participado de negociações financeiras envolvendo a campanha. Quem assina a carta é o secretário de Imprensa e porta-voz da Presidência da República, André Singer. Em outro trecho ele diz: "Outros assuntos estiveram a cargo dos dirigentes dos partidos envolvidos na formação da aliança vitoriosa".

O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que essa denúncia não foi tratada na reunião ministerial de ontem. Para ele, Valdemar quer amenizar suas responsabilidades no esquema de corrupção.

O deputado José Dirceu não divulgou nota, mas seu assessor de imprensa Nelson Breve transmitiu um esclarecimento em nome do deputado.

- Houve um acordo político eleitoral entre o PT e o PL. Por esse acordo, foi criado um comitê financeiro único para arrecadar e pagar as despesas comuns das campanhas dos dois partidos (...). Se depois ficaram dívidas de campanha e Delúbio Soares pagou essas dívidas com o sistema que criou, é o ex-tesoureiro do PT que deve pagar por isso - disse José Dirceu, através de seu assessor.