Título: CHÁVEZ DIZ QUE DIREITA FOMENTA A CRISE POLÍTICA
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 13/08/2005, O País, p. 13

Em visita de apoio a Lula, presidente da Venezuela diz ter certeza de que petista é honesto

BRASÍLIA. Em visita ao Brasil para prestar apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem é amigo, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusou a direita de fomentar a crise política. Ele comparou o momento vivido por Lula com as disputas de poder ocorridas recentemente em seu país:

- De maneira geral, é um ataque maciço ao presidente do Brasil. Sinto que há um empenho da classe política tradicional, da direita especificamente.

Venezuelano diz que a crise era um assunto interno

As declarações foram feitas na madrugada de ontem, a agências internacionais, após um encontro de mais de duas horas de Chávez com Lula. Ontem à tarde, ao deixar o Hotel Meliá, em Brasília, rumo ao aeroporto, o discurso do presidente venezuelano mudou de tom.

O presidente venezuelano deixou claro que a crise brasileira era um assunto interno e que, como líder de outro país, não poderia interferir. Ainda assim, não poupou elogios ao presidente Lula:

- Notei um Lula mais fortalecido do que nunca, com uma força moral enorme. Este homem tem uma força incrível, porque está dedicado à causa do povo. Lula tem forte presença em todo o país. Um homem como Lula não se quebra.

Acompanhado de uma filha e de duas netas, Chávez reiterou ter vindo ao Brasil para prestar solidariedade a Lula, ao governo e ao povo. Segundo disse, a reunião de ontem teve como tópico principal acordos no setor energético. O venezuelano comentou a agências internacionais estar certo da inocência de Lula.

- Estou absolutamente seguro de que Lula é um homem honesto, um grande companheiro. Estou seguro de que, quando for para ele sair do cumprimento de sua missão, vai sair com a cabeça erguida. Estou seguro de que o Brasil, Lula e seu governo têm força, vontade, coragem, disposição e capacidade de enfrentar este e qualquer outro problema. Tenho muita fé em Lula.

Ao deixar o hotel, o presidente Chávez deparou-se com um grupo de cerca de cem militantes de movimentos sociais, que queriam homenageá-lo. O presidente da Venezuela cumprimentou, abraçou e beijou alguns manifestantes, inclusive crianças, e saiu aclamado pelos presentes.

Legenda da foto: LULA E CHÁVEZ: encontro para discutir acordos no setor energético