Título: CAMISETAS DO PAN JÁ ESTÃO SENDO PIRATEADAS
Autor: Luiz Ernesto Magalhães
Fonte: O Globo, 13/08/2005, Rio, p. 31

Camelôs de Copacabana vendem peças falsificadas apenas um dia depois do lançamento do modelo original

Com uma rapidez de dar inveja a qualquer campeão olímpico, os camelôs de Copacabana já ofereciam ontem à tarde camisetas falsificadas com o símbolo dos Jogos Pan-Americanos de 2007. As peças eram clones de um modelo lançado na véspera pela Olympicus, comemorativo da Meia-Maratona do Rio, que será disputada amanhã na cidade.

A camisa oficial - a primeira de uma série de produtos que serão lançados até o Pan - era vendida por R$33,90 no Forte do Leme, onde estão sendo retirados os kIts dos corredores da prova, com os uniformes e números de inscrições dos atletas. A menos de cem metros, na Praça Almirante Sílvio de Noronha, ambulantes ofereciam peças falsificadas por R$10. O aparecimento da mercadoria pirata quase simultaneamente à oficial surpreendeu o secretário especial do Rio 2007, Ruy Cézar de Miranda Reis.

- Isso já é um reflexo de como a população acredita que o Pan será um sucesso. Mas claro que a venda de qualquer mercadoria pirata é um absurdo - disse Ruy, que vai pedir à Coordenação de Licenciamento e Fiscalização e à Guarda Municipal para ficarem atentos às camisas falsificadas.

Empresa pode ser acionada na Justiça

O diretor de Marketing do Comitê Olímpico Brasileiro, Leonardo Gryner, disse que advogados do COB já acionaram na Justiça fábricas que falsificaram artigos esportivos de outros eventos promovidos na cidade. Isto, no entanto, nem sempre se revela uma tarefa fácil:

- Infelizmente, a indústria da falsificação é um fenômeno mundial. E o Rio não está livre disso. Vamos tentar identificar a fábrica responsável pela produção de mercadoria e processá-la. O problema é que nem sempre conseguimos - admitiu Leonardo Gryner.

Um turista de Mato Grosso, que não quis se identificar, comprou duas camisas piratas para levar de recordação:

- São falsas? Se soubesse, não comprava. Mas como posso imaginar se o vendedor me ofereceu tranqüilamente, sem ser incomodado pela PM ?

A camisa é o primeiro artigo a ser lançado para a chamada Pan-Mania. Nos próximos meses, empresas licenciadas pelo Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio) vão lançar mais camisas, chaveiros e mochilas, entre outros objetos, para mobilizar a população para o Pan. Também será realizado nos próximos meses um concurso para a população escolher o nome do mascote do Rio 2007. O personagem é um sol estilizado e a votação poderá ser feita pelo telefone e em urnas a serem instaladas em praças.

- Devemos concentrar o lançamento de artigos (que também terão ilustrações com o mascote) no fim do ano, aproveitando as vendas de Natal - acrescentou Gryner.

O gerente de Marketing da Olympicus, Tiago Pinto, informou que o lote à venda no Forte do Leme tem 400 peças. Ele explicou que o preço um pouco elevado se dá em razão de ter sido confeccionada com um tecido especial que absorve a transpiração. Ele não quis antecipar quais serão os próximos lançamentos.

Comitê pede tolerância zero

A preocupação com artigos falsos não se limita ao período anterior aos jogos. Documentos internos do Comitê Organizador (CO-Rio) ressaltam que as autoridades terão que ter tolerância zero com vendedores de mercadorias falsificadas nas imediações das instalações esportivas durante o Pan, em julho de 2007.

Legenda da foto: UM COMPRADOR examina a camisa falsa numa banca de camelô